Sexta, 26 Abril 2024

Velha manobra

Já está ficando velha e conhecida a manobra do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) com as pesquisas do Instituto Futura. Em toda eleição, a história se repete e parte dos meios políticos já não aguenta mais sofrer com o voto útil que acaba sendo forçado com os resultados dos levantamentos.



Alguns candidatos estão procurando institutos de pesquisa de fora do Estado, para tentar entender o que realmente acontece em suas localidades, dada a desconfiança com os levantamentos do Futura. E isso não é de hoje. Este ano, a movimentação parece ter um fito específico, legitimar o prestígio do ex-governador Paulo Hartung nos palanques dos aliados que por ele são apoiados Estado afora.



É só observar a dinâmica: As pesquisas têm sido feitas no rastro das declarações de apoio de Hartung, em um espaço curto de tempo entre a declaração e a pesquisa, ficando difícil aceitar um impacto tão profundo em um apoio. A transferência de votos não é tão automática assim, e prejudica o campo de disputa.



Os quase 10 pontos de diferença em uma semana nos levantamentos da Enquet e do Futura, em Vila Velha, em relação ao candidato do DEM, Rodney Miranda, deixam os meios políticos de orelha em pé. A impressão é de que há uma tentativa de alavancar a pesada candidatura de Rodney Miranda para emplacá-lo no segundo turno.



De duas uma: ou a pesquisa vai influenciar o voto útil, prejudicando a candidatura do tucano Max Filho (PSDB) – mais provável opositor a Neucimar Fraga (PR) no segundo turno –, ou esse cenário será desmascarado com o resultado das urnas.



Uma rápida circulada pelo município mostra que a situação é bem diferente. Rodney conseguiu um crescimento no município, é verdade, mas nada que ameace a radicalização da disputa entre o prefeito Neucimar Fraga (PR) e Max. A pesquisa Futura já influenciou na disputa eleitoral de Vitória em 2008, tirando das mãos de Luciano Rezende (PPS) o segundo turno. Será que o eleitor vai cair nessa outra vez? Veremos.



Fragmentos:



1 – O candidato do PT a prefeito de Vila Velha, João Batista Babá (PT), divulgou uma dura nota dirigida ao candidato do PSDB Max Filho. O petista acusa o tucano de espalhar boatos de que seu nome estaria fora do páreo.



2 – “Agora vão pros jornais fazer ataques especulativos, querendo colar em minha candidatura o isolamento, pregando o voto útil contra um possível ataque à democracia”, diz o candidato petista.



3 – Para os meios políticos, Babá não é o grande problema de Max Filho, e sim Neucimar Fraga (PR), que vem crescendo e, muito provavelmente, vai rivalizar com ele a disputa no segundo turno.




 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/