Sexta, 19 Abril 2024

ABD Capixaba seleciona 38 filmes para Mostra Produção Independente

live_damballa_divulgacao Divulgação/ Coletivo Damballa

Com 15 anos de existência, a Mostra Produção Independente, realizada anualmente pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), prepara para o período entre 6 e 13 de dezembro sua edição de 2020, em formato remoto com transmissões online e em TV aberta pela TVE.

A entidade divulgou nessa quarta-feira (25) os 38 filmes de realizadores do Espírito Santo que foram selecionados para compor a mostra (veja lista no final da matéria), que contemplam distintos gêneros como ficção, animação, documentário, videoarte, videoclipe e experimental. O evento deste ano tem como tema "Cinemas Possíveis", buscando refletir sobre a sétima arte nos tempos de pandemia e ataque às políticas públicas para o setor.

Estas obras participam da mostra competitiva, que será avaliada por um júri técnico, com premiação das melhores. Além disso, devido à edição comemorativa de 15 anos, também haverá uma mostra paralela, não-competitiva, recompilando filmes que se destacaram na mostra nestes anos de existência, com curadoria de Erly Vieira Jr e Valdir Segundo. A mostra, que nos anos anteriores vinha sendo realizada de forma presencial em cinemas de Vitória, se tornou um dos momentos mais importantes para exibição do cinema feito no Espírito Santo, já que se dedica inteiramente à produção capixaba.

Neste ano, além das exibições em sessões gratuitas, a Mostra Produção Independente promove a ABD Conversa, um ciclo de debates online com profissionais do setor para discutir temas importantes para a cadeia do audiovisual. Há ainda dois cursos gratuitos que serão realizados: Curtas Brasileiros Contemporâneos - Reverberações Históricas, ministrado pelo jornalista e pesquisador Adriano Garret, e Documentário Criativo: A Estética como Forma de Discurso, ministrado pela roteirista e realizadora audiovisual Maria Clara Escobar. As inscrições vão até dia 27 de novembro.

A ABD Capixaba é uma das entidades que representa os produtores audiovisuais do Espírito Santo e abriu a possibilidade de associações gratuitas até o fim do ano, por meio de seu site www.abdcapixaba.com.br/registro.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/