Sexta, 19 Abril 2024

Artistas capixabas criam coletivo de palhaças

coletivo_palhacas_1_divulgacao Divulgação

Criado recentemente, o Coletivo de Palhaças Luz Del Fuego iniciou um cadastro para mulheres artistas que trabalham com comicidade, incluindo palhaças, malabaristas, circenses. O coletivo surgiu a partir de um grupo de palhaças que se conhecem e já trabalharam juntas, com objetivo de investir na formação e promover encontros. Elas têm origens e características diversas, com trabalhos em locais como hospitais, circos, festas, ruas e outros. Além do mapeamento, num primeiro momento devem rolar encontros virtuais para fortalecer a rede e as artistas.

Seminário de cultura de Vitória abre inscrições

Depois de analisada a inviabilidade da realização da Conferência Municipal de Cultura por conta dos curtos prazos, o Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória e a Secretaria Municipal de Cultura vão realizar de 27 a 29 de abril o seminário Novos Caminhos para a Cultura de Vitória, que acontece de modo virtual buscando discutir e propor políticas públicas para o setor na capital. As atividades acontecem de 18h às 21h, incluindo palestras, debates, plenárias e grupos de trabalho. As inscrições podem ser realizadas por formulário online.

Mural homenageia Sérgio Sampaio 

O artista Moska pintou em Santa Mônica, Vila Velha, o mural "Meu Bloco na Rua", uma homenagem ao cantor e compositor capixaba Sérgio Sampaio, que na última semana teria completado 74 anos se estivesse vivo. "Pintaram ele como 'Maldito', então eu pinto como o 'Sagrado'", manifestou o grafiteiro em suas redes, que declarou ouvir as músicas de Sérgio desde sua adolescência.

Também no embalo das comemorações do aniversário de cantor, o Festival Sérgio Sampaio, adiado por conta das medidas mais restritivas para o combate à Covid-19, realizou um bate-papo online para não deixar o dia passar sem lembrar do músico cachoeirense. Os convidados foram João Sampaio, filho de Sérgio, o cantor André Prando, um dos mais destacados intérpretes da obra do homenageado, e o jornalista Hugo Moura, que está produzindo um documentário sobre o capixaba. A mediação foi de Gilson Soares, idealizador do Festival Sérgio Sampaio, que está previsto para maio com apresentação de músicos capixabas interpretando a obra do ídolo.

Roberto Carlos 80 anos: é preciso saber viver!

Conterrâneo mais famoso de Sérgio Sampaio, Roberto Carlos completa 80 anos de idade na próxima segunda-feira (19). Ícone da música brasileira, o "rei" tem 676 músicas registradas e 1138 gravações cadastradas no Ecad, escritório responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais. Aproveitando a ocasião especial, o Ecad divulgou uma lista das mais tocadas de Roberto Carlos nos últimos anos, incluindo rádio, carnaval, festas, shows e outras execuções públicas. No topo do ranking está "É preciso saber viver", composição em parceria com Erasmo Carlos. Em seguida completando o top 10 aparecem "Como é grande o meu amor por você", "Além do horizonte", "Chegaste", "Eu te amo te amo te amo", "Emoções", "Esse cara sou eu", "Detalhes", "Gatinha Manhosa" e "Nossa Senhora". O ranking de suas música mais gravadas tem no topo do pódio "Emoções", seguida de "Como é grande o meu amor por você" e "Jesus Cristo".

Duo Severino lança 'Ainda é carnaval'

Uma novidade musical é o lançamento do novo EP do Duo Severino, "Ainda é carnaval". São cinco canções autorais, sendo três delas inéditas. Um ótimo som para curtir o fim de semana. A produção é de Jackson Pinheiro. A faixa homônima que dá nome ao álbum em breve ganhará um videoclipe, segundo a banda.

Websérie retrata artistas do Espírito Santo

O cantor e compositor Nano Vianna é o primeiro convidado do primeiro episódio da websérie Arte Emergencial. O projeto estreou no último dia 15 de abril e trará a cada edição um artista de uma linguagem diferente. Ainda entrarão no canal a atriz e pesquisadora Patricia Galetto (22 de abril), o bailarino e professor de dança Juliander Agrizzi (27 de abril), a escritora e produtora Lívia Corbellari (29 de abril), o cineasta Anderson Bardot (4 de maio), o filósofo e pesquisador Leonardo Machado (6 de maio), a artista plástica Brisa Marina (11 de maio) e a psicóloga Carla Carrion (13 de maio). Assista abaixo o episódio com Nano Vianna.

Novo eleito para Academia Espírito-Santense de Letras

No último dia 12 de abril o escritor Romulo Felippe foi eleito para ocupar a cadeira 9 da Academia Espírito-santense de Letras, que completa 100 anos de existência em 2021. A eleição foi feita durante a última reunião, realizada online por conta da pandemia, algo inédito na história da entidade. Historiador e jornalista, Romulo nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e mora em Vitória, tendo entre suas obras o romance medieval "Monge Guerreiro", lançado em português, inglês e italiano, o romance "O farol e a tempestade" e o livro infanto-juvenil "Reino dos Morcegos". A data de posse ainda não foi marcada, mas estatuto da AEL prevê que ela deva acontecer em até 180 dias depois da eleição.

Facebook

Projeto vai selecionar textos para comemorar centenário de Colatina

Escritos de Colatina é o nome da iniciativa promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo do município em parceria com a Academia de Letras e Artes de Colatina (Alarc), como parte das comemorações do centenário de fundação da cidade, celebrado este ano. Será publicado um livro com textos de gêneros textuais diversos escritos pela população. Mais informações estão disponíveis no edital do projeto. O secretário da pasta, o jornalista e escritor Adilson Vilaça, é também criador da série Escritos de Vitória, que já perdura décadas reunindo textos sobre a capital capixaba.

Projeto Língua Viva anuncia calendário de atividades

Com a proposta de abordar língua, arte e imagem a partir dos povos indígenas, o projeto "Língua Viva – Imagens em Movimento em Debate" lançará oficialmente seu site no dia 20 de abril, contendo acervo digital com textos e obras fotográficas de artistas de várias etnias. Uma semana depois, no dia 27, entra no ar o podcast com a doutoranda em Antropologia Social Aline Moschen, os linguistas indígenas Jocelino Tupinikim e Urutau Guajajara e o cineasta tupinikim Tiago Matheus. No dia 30 acontece a live de lançamento do projeto em seu canal no YouTube.

Thalia Oliveira

TendaLab terá shows e exposições

De 23 a 25 de abril acontece o festival TendaLab, uma mostra online e gratuita que terá entre suas atrações Silvero Pereira, conhecido por sua carreira de ator, que cantará junto com a Banda Paralela em Tributo a Belchior. Outros atrações musicais que se apresentam serão Juliano Gauche, Eloá Eler e Zé Maholics, além de exposição fotográfica digital e a retrospectiva da Mostra de Videoclipes. A transmissão será pelo YouTube

Horário das lives: Silvero Pereira e Banda Paralela: Tributo a Belchior - Sexta-feira(23), às 19h; Zé Maholics - Sexta-feira(23), às 20h; Eloá Eler- Sábado (24), às 19h; Juliano Gauche - Domingo(25), às 19h

Para quem não conhece, Eloá divulgou recentemente vídeo da música Assovio dos Sacis, umas das quatro composições autorais gravadas em um ensaio aberto.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/