Sexta, 17 Mai 2024

Baseada na obra de Kafka, A Culpa faz apresentação única neste sábado

Baseada na obra de Kafka, A Culpa faz apresentação única neste sábado
 
Carta ao Pai é um livro especial por não se tratar de uma obra de ficção. Franz Kafka escreveu essa carta destinada ao seu pai depois da fria recepção paterna diante do anúncio de seu noivado. A carta, entretanto, nunca foi enviada e virou livro. Nas suas mais de cem páginas, Kafka expõe todo o seu sentimento em relação ao seu pai, ele mistura ódio, amor, incompreensão, decepção e a sua angústia a hierarquia que precisava respeitar dentro da sua casa.  
 
O Grupo Anônimos de Teatro pede licença ao escritor theco para criar uma nova versão de Carta ao Pai e dar um novo significado ao seu discurso. Flertando com a dança experimental de Jeremias Schaydegger, o espetáculo A Culpa é um monólogo com os principais trechos da obra Carta ao Pai. O grupo fará uma apresentação neste sábado (12), às 19h, no Teatro da Fafi.
 
“Escolhi trabalhar Kafka pela identificação que tive com ele na época. Carta ao Pai foi o livro escolhido pela forte relação entre pai e filho, algo que também vivenciei”, conta o ator Luiz Carlos Cardoso. Para compor a equipe e encarar o desafio de recriar a obra de Kafka unindo teatro, dança e música, Luiz Carlos convidou o diretor Carlos Ola, o coreógrafo Jeremias Schaydegger e o músico João de Paula Junior.
 
Além do apoio da Lei Rubem Braga - o grupo teve o projeto aprovado em 2012 -, a companhia também participou da ação Diálogos no Palco do Sesc Vitória e contou com a colaboração do diretor Jorge Bweres, do Grupo Lavoura de Teatro, de João Pessoa/PB. “No mês de outubro, em 2013, ficamos uma semana revisitando o corpo do ator, o texto da peça e demais signos como a iluminação, sonoplastia, cenário. Houve um forte entrosamento entre Jorge, o diretor da peça, Carlos Ola, e eu”, diz o ator. 
 
 
Nesta quinta-feira (10), o diretor do Grupo de Teatro Lavoura, Jorge Bweres, volta ao Espírito Santo para concluir a terceira etapa do projeto Diálogos no Palco. Essa última fase é constituída de uma Mostra dos trabalhos e um encontro para troca de ideias sobre as experiências, com a presença dos outros diretores convidados.
 
Luiz Carlos também explica que durante esse intercâmbio com Jorge Bweres, o grupo teve mais certeza das provocações e questionamentos que o espetáculo instiga. “Existe culpa entre pai e filho? De quem é a culpa? Todos os elementos usados no espetáculo estão ali para tentar responder a essas perguntas. Há momentos em que não conseguimos responder todo o tempo, é quando entram música e dança para tentar interferir nesse raciocínio. Ao final, chegamos a alguma conclusão, alguma provocação nos chega e a obra acontece”. 
 
O espetáculo estreou em novembro do ano passado, em Guaçuí e em Cachoeiro de Itapemirim. Depois disso, seguiu carreira em palcos dentro e fora do Brasil. No Chile foi apresentado em dois festivais internacionais. Em Portugal, teve chancela do projeto Espírito Mundo, que leva artistas brasileiros para a Europa. Também marcou presença no Festival de Teatro de Curitiba, o maior do país, além de festivais no Piauí, na Bahia e no Espírito Santo. 
 
“Como levamos um trabalho de teatro desenvolvido dentro do nosso contexto, ou seja, dentro da nossa cultura para um país de cultura diferente, tivemos outras percepções e uma maravilhosa receptividade”, conta Luiz Carlos. Para ele, a cultura europeia trouxe reflexões interessantes para a companhia, que agora se prepara para se apresentar na África. Em setembro, o grupo irá para Moçambique, na 1ª Mostra de Teatro Brasileiro.
 
Serviço
 
O espetáculo A Culpa será apresentado nesta sábado (12), às 19h, no Teatro da Fafi, Centro de Vitória. Entrada Franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/