Sexta, 29 Março 2024

Budah lança single por plataforma internacional de música

budah_colorsxstudios ColorsxStudios

MÚSICA

Nova música de Budah estreia pela ColorsxStudios

A cantora capixaba Budah é uma das novas atrações na plataforma da ColorsxStudio, sediada na Alemanha, que vem divulgando diversos artistas internacionais numa atmosfera minimalista com destaque para uma paleta de cores diferenciada e foco em novos músicos e sons originais. Ela apresentou por lá o single "Quando eu te olhei", que também está disponível nas plataformas de áudio. Em uma semana, já foram mais de 100 mil visualizações.

Do Brasil, já passaram pela Colors, que tem quase seis milhões de inscritos em seu canal no YouTube, artistas como Emicida, Liniker, Luedji Luna, Zeca Veloso, Rincón Sapiência, Xênia França e outros.

POLÍTICA CULTURAL 

Editais de cultura prorrogados

Como já anunciamos aqui no Século Diário, diante da reivindicação de centenas de trabalhadores da cultura, os editais para projetos culturais a serem financiados com recursos públicos pelo Funcultura tiveram prazo de inscrição novamente adiado. As entregas podem ser feitas até as 18h do dia 2 de fevereiro.

Além disso, também foram prorrogadas as inscrições para o projeto Cultura Por Toda Parte, por meio do qual serão selecionadas 140 apresentações artísticas em diferentes linguagens entre os meses de março e maio em mais de 10 municípios do Estado. A seleção é por chamada pública e o edital para inscrições está disponível no site do Mapa Cultural do Espírito Santo. O prazo foi estendido até 11 de fevereiro.

Lei de Incentivo à Cultura Capixaba terá lançamento oficial

Apontada como uma importante iniciativa para possibilitar mais recursos para os investimentos em projetos artísticos e culturais no Estado, a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) será oficialmente lançada, depois de passar por um processo de consulta, no dia 2 de fevereiro, às 8h, no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), na Reta da Penha. Para participar da cerimônia, pede-se confirmação da presença antecipadamente por meio de formulário online.

Por meio de incentivo fiscal, a LICC busca atrair a iniciativa privada para se mobilizar mais no apoio a ações culturais, sobretudo de maior porte do que as contempladas pelo Funcultura, que possuem valores mais modestos. Em 2022, a expectativa é de que possam ser destinados R$ 10 milhões para projetos.

FORMAÇÃO 

Oficina de gravuras acontece na Serra

Divulgação
A artista Vânia Vica (foto) realiza no mês de fevereiro o projeto Gravura e formação: intercâmbio entre artes plásticas e formação, no qual haverá quatro encontros, que acontecerão no Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra. Cada encontro terá 10 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas neste link

As vagas são abertas mas há prioridade para professores de Artes da rede escolar pública municipal da Serra. O projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc e foi contemplado em edital da Prefeitura Municipal da Serra.

Festival de Contato Improvisação acontece em Cachoeiro

Divulgação

Até o dia 21 de fevereiro estão abertas as inscrições para participar do 1º ESimContato, um encontro de formação e capacitação em dança Contato Improvisação, que acontece de 17 a 24 de abril em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, contando com professores convidados de grande experiência. Ao todo são 30 vagas gratuitas para participar das atividades, que incluirão oficinas, debates, apresentações e outras ações, promovidas a partir do grupo Atuação.

Contato Improvisação é uma dança criada há 50 anos pelo coreógrafo estadunidense Steve Paxton. Consiste na exploração de movimentos corporais improvisados através de princípios como o toque, a troca de peso e a consciência corporal entre as pessoas.

LITERATURA

Academia Espírito-santense de Letras abre inscrições para novo imortal

Divulgação/AEL
De 1 de fevereiro a 4 de maio estarão abertas as inscrições para candidatos à cadeira 10 da Academia Espírito-santense de Letras (AEL), na vaga que pertenceu à professora e escritora Anna Bernardes da Silveira Rocha, falecida em junho do ano passado. O patrono da cadeira 10 é o padre José de Anchieta, um dos pioneiros da literatura e teatro no Brasil e santificado pela Igreja Católica. Segunda entidade cultural mais antiga do Estado em atividade, a AEL completou em setembro passado 100 anos de existência.

A eleição do novo integrante da academia será feita na reunião da entidade no dia 13 de junho de 2022. Os candidatos e candidatas que desejarem concorrer à cadeira deverão enviar correspondência para a residência da presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira, com firma reconhecida, indicando o desejo de concorrer à vaga, juntamente com currículo, livros e comprovação de trabalhos publicados. O endereço para envio de correspondência é Rua Professora Gladys Bernardo Lucas, 195, Solar da Ester, Bairro de Lourdes, CEP 29.042-185, Vitória, ES. A entrega dos documentos poderá ser feita pessoalmente ou por correspondência. O edital do chamado está disponível no site www.ael.org.br.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/