Sexta, 26 Abril 2024

Cine Metrópolis exibe filmes online sobre crime no Rio Doce

rio_doce_filme_divulgacao_rio_Das_lagrimas_secas Divulgação/ Rio das Lágrimas Secas
A destruição em um dos locais diretamente atingidos pela lama de rejeitos. Foto: Divulgação/Rio das Lágrimas Secas

O projeto Metrópolis Reconecta, inaugurado em outubro, estreia nesta quinta-feira (5) dois filmes sobre o crime socioambiental da Samarco/Vale-BHP no Rio Doce, que completa cinco anos neste mesmo dia, com diversas manifestações das comunidades e populações atingidas em Minas Gerais e Espírito Santo. Os documentários Bento, dirigido por Gabriela Albuquerque e Luisa Lanna, e Rio das Lágrimas Secas, de Sáskia Sá, entram no ar às 18h30, no canal do Cine Metrópolis no YouTube.

As duas obras ficarão em exibição durante uma semana, quando o projeto apresenta novas produções, que são renovadas a cada semana, já que o cinema localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) permanece de portas fechadas, investindo agora numa programação online. Após a exibição dos curta-metragens, haverá debate com as diretoras das duas obras.

O impacto do crime socioambiental na vida das mulheres é tema de 'Rio das Lágrimas Secas'. Foto: Divulgação
Bento é um ensaio audiovisual de oito minutos sobre a história do distrito de Bento Rodrigues, que foi destruído pelo rompimento das barragens da Samarco/Vale-BHP em 2015. Já Rio das Lágrimas Secas é um documentário de 25 minutos que tem como foco as perdas sofridas por mulheres em três pequenas comunidades à margem do Rio Doce que sofreram diretamente com o rompimento da barragem de rejeitos de mineração, que atingiu o rio e o mar, matando 19 pessoas e gerando impactos ainda incalculáveis para as comunidades e para a fauna e flora dos ecossistemas atingidos.

Os filmes poderão ser assistidos no link abaixo. O debate acontece no mesmo canal.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/