Sexta, 19 Abril 2024

Com acervo histórico e cultural, Midiateca Capixaba entra no ar em dezembro

secult_es_secom Secom

Documentos, cartazes, vídeos, músicas, livros, obras de arte, reportagens e outros materiais que compõem a memória e a produção cultural antiga e recente do Espírito Santo farão parte da Midiateca Capixaba, plataforma online cujo projeto será apresentado pelo governador Renato Casagrande (PSB) no próximo dia 20 de abril. A previsão é que a primeira versão da Midiateca entre no ar em dezembro de 2021, sendo que a médio prazo milhares de arquivos devem estar disponíveis para acesso, consulta e pesquisa pelos usuários.

Uma prévia do projeto foi apresentada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em reunião do Conselho Estadual de Cultura (CEC), nesta quinta-feira (1). "É um projeto muito importante e estratégico de nossa gestão", disse o secretário Fabricio Noronha. Os trabalhos para construção da proposta se iniciaram em meados de 2019, primeiro ano da atual gestão. A plataforma utilizada será a Tainacan, desenvolvida em software livre pela Universidade de Brasília (UnB), e os arquivos serão armazenados pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), autarquia do governo estadual.

A museóloga e coordenadora do projeto, Paula Nunes, destacou que a Midiateca Capixaba atende a pontos colocados pelo Plano Estadual de Cultura, que prevê a instituição de um centro de documentação com acervo público e o estabelecimento de mecanismos de pesquisa. Além da implementação da plataforma digital, o projeto inclui a compra de equipamentos, contratação de serviços de digitalização e a posterior contratação de bolsistas para desenvolvimento de pesquisas nas diferentes áreas da cultura, em busca de conectar os acervos existentes a partir de diferentes instituições.

Entre os materiais disponibilizados inicialmente estarão o acervo de espaços culturais gerenciados pela Secult como o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), a Galeria Homero Massena, a Biblioteca Pública e o Museu do Colono, acervos produzidos pela Secult e pelo Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), por meio de pesquisas realizadas pela secretaria e projetos culturais patrocinados pelo fundo, materiais sobres o patrimônio histórico e cultural tombados no Estado, além de acervos de outros órgãos estaduais como o Arquivo Público, a RTV, que inclui TVE-ES e Rádio Espírito Santo, e o acervo tombado do Palácio Anchieta. Também serão disponibilizados arquivos do antigo Departamento Estadual de Cultura (DEC), com documentos desde a década de 1960.

Além da UnB, a implantação da Midiateca Capixaba vem contando com apoio e deve firmar convênios com a Ufes, Iphan, Itaú Cultural, Oi Futuro e Instituto Moreira Salles. Numa segunda etapa, a plataforma deve buscar incluir também documentos das prefeituras municipais e de acervos privados.

Durante a reunião, realizada em formato online, o projeto agradou e foi muito elogiado por conselheiros. Segundo informou a Secult, entre os meses de abril e junho, deverão ser feitas consultas às câmaras técnicas que integram o CEC para receber sugestões sobre a exposição dos materiais de acordo com cada área como audiovisual, teatro, música, circo, literatura, entre outros. A secretaria informou que a Midiateca Capixaba terá uma Comissão de Acervos, um Conselho Gestor, formado por poder público e sociedade civil, e uma Comissão de Moderação, já que cada item da plataforma poderá receber comentários dos usuários, que também poderão ter um login nela e construir seus próprios acervos e exposições de acordo com seus interesses.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

Dauri Correia da Silva em Sábado, 03 Abril 2021 15:39

Viva a Cultura!

Viva a Cultura!
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/