Sexta, 29 Março 2024

Em meio à polêmica, Praia do futuro estreia no Cine Jardins

Em meio à polêmica, Praia do futuro estreia no Cine Jardins
 
A Praia do Futuro, de  Karim Aïnouz, tem causado polêmica por onde passa. O filme de temática homossexual assustou alguns telespectadores que esperavam ver novamente o ator Wagner Moura interpretar a figura do Capitão Nascimento. Devido a algumas críticas, alguns cinemas estão avisando àqueles que compram ingressos para o filme sobre o conteúdo da obra.
 
Entretanto, essa atitude homofóbica causou revolta nas redes sociais e o diretor do filme e o ator Wagner Moura deram depoimentos condenando essas ações e falando que a relação entre dois homens deveria ser vista com a mesma naturalidade da relação entre um homem e uma mulher. A página do Facebook do Filme também criou a campanha #HomofobiaNãoéANossaPraia para combater a intolerancia. 
 
Estrelado por Wagner Moura, A Praia do Futuro mostra o relacionamento entre dois homens com brutalidade e sem preocupação com explicações profundas sobre os personagens. O filme é dividido em três capítulos. No primeiro, dois turistas alemães estão nadando na praia do Futuro, no Ceará, e um deles acaba se afogando.
 
O salva-vidas Donato (Wagner Moura) que tentou resgatar os turistas precisa dar a noticia a Konrad (Clemens Schick) que seu amigo morreu e o corpo ainda não foi encontrado. A partir dessa morte, um novo sentimento entre os dois homens nasce. Entretanto, Konrad precisa voltar para a Alemanha e Donato resolve ir junto abandonando a família, em especial seu irmão, que o vê como um herói. 
 

 
No segundo capítulo, o filme mostra os dois tentando construir uma vida a dois no país. Nesse momento é também intensificado as diferenças entre as praias do Ceará e o frio de Berlim e a difícil adaptação de Donato a essa nova realidade. O final do filme se desenvolve a partir dos conflitos entre os irmãos Donato e Ayrton (Jesuíta Barbosa), que vai até a Alemanha questionar seu abandono. 
 
O diretor Karim Aïnouz é conhecido pelos filmes Abril Despedaçado (2001) Madame Satã (2002) que também tratam de fugas e reinvenções. Em A Praia do Futuro, porém, há uma maior ênfase nas imagens e nas sensações dos personagens, quase não há diálogos no filme, a comunicação se dá por olhares e gestos. O corpo é o centro do filme e dos enquadramentos e isso fica bem perceptível nas cenas de sexo, que tem sido rejeitadas por preconceitos de alguns espectadores.  
 
Serviço
 
Praia do Futuro (Idem, Brasil, 2014, 90 minutos, 16 anos)
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 21h15

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/