Quinta, 28 Março 2024

Espírito Santo lança Rede de Espaços Culturais

sarau_risoflora_capa_divulgacao Divulgação

POLÍTICA CULTURAL

Secult abre cadastros na Rede de Espaços Culturais

A Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) lançou oficialmente o chamado para cadastro de projetos que queiram fazer parte da Rede de Espaços Culturais do Espírito Santo, que visa a reunir teatros, museus, galerias, escolas de música, de capoeira, dança, ateliês de arte, artesanato, design, e outros locais de produção cultural e artística no Estado. Os locais podem ser com ou sem fins lucrativos mas precisam estar em atividade há pelo menos dois anos. 

A proposta da Secult é criar políticas de integração e incentivo a esse tipo de espaço, promovendo ações de intercâmbio e também outras, como a doação de equipamentos técnicos para aprimorar suas atividades. Já está previsto um investimento de R$ 5 milhões em kits de equipamentos técnicos para serem doados a projetos participantes desta rede. A inscrição para participar deve ser feita pelo Mapa Cultural do Espírito Santo. Mais informações pelo site da Secult, pelo Whatsapp (27) 98849-7504 ou pelos e-mails e .

Últimos dias para inscrições em editais estaduais

Para quem ainda não inscreveu seu projeto, os 27 editais de fomento à arte e cultura patrocinados pelo Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) estão abertos até a próxima quarta-feira (26), às 18h, para seleção de 414 projetos em diferentes modalidades de editais, com um total de R$ 14 milhões em investimentos diretos. As inscrições também se dão por meio do Mapa Cultural, que conta com um tutorial abaixo em vídeo. Para tirar dúvidas de quem está escrevendo seu projeto Secult disponibilizou o Whatsapp (27) 99709-9128, apenas para mensagens, e os telefones (27) 3636-7115 e (27) 3636-7116. Não deixe para a última hora!

 MÚSICA

Fepaschoal é novo vocalista do Mukeka di Rato

Divulgação

Com a saída definitiva de Sandro, vocalista do lendário grupo de hardcore Mukeka di Rato, quem assume os vocais do grupo é o criativo músico Fepaschoal, que é cantor, compositor e produtor musical. Originário de Guarapari, ele já vinha de trajetória no hardcore no início da carreira e já fez parcerias com bandas como Merda e o próprio Mukeka di Rato. Agora soma-se ao grupo composto por Mozine, Paulista e Fabio Truci na preparação de seu oitavo disco, Boiada Suicida, previsto pelo Mukeka para o segundo semestre de 2022. O grupo já apresentou um teaser de uma das novas músicas, Luzia.

Tunico da Vila lança samba com Criolo e Ilê Ayê

Divulgação

Um "Samba Afro Caboclo Jazz" é o novo lançamento do cantor e compositor Tunico, disponível nas diversas plataformas de áudio. O som sai em parceria com ninguém menos que o rapper Criolo e o bloco afro Ilê Ayê, da Bahia, trazendo elementos do samba carioca, dos tambores baianos e do rap paulistano. A canção do artista residente em Vitória presta homenagem a Antônio Carlos dos Santos Vovô, mais conhecido como Vovô do Ilê, 70 anos, um dos fundadores do bloco, que foi um dos 29 nomes retirados da lista de personalidades negras da Fundação Palmares, durante a gestão do (des)presidente Sérgio Camargo.

Esquenta Park cancela restante da programação

Como havíamos anunciado, o Esquenta Park era uma das atrações do verão capixaba, em Guarapari, que trazia a proposta de abrir espaço para apresentação de artistas locais, incluindo a música autoral. Depois das três primeiras semanas, porém, a direção do evento informou que o calendário das duas últimas semanas seria cancelado, alegando como principal razão o aumento do número de casos de Covid-19.

AUDIOVISUAL

Festival de cinema de Aracruz abre inscrições

Preparando-se para sua segunda edição, o Festival de Cinema Velas do Piraquê-Açu, que leva o nome do importante rio de Aracruz, abriu inscrições para filmes que queiram participar, tendo que enviar suas obras até o dia 2 de março. O evento terá prêmios como o de melhor filme capixaba e o troféu Tupiniqueen, para melhor filme LGBTQIA+. Além de exibição de obras audiovisuais, o festival vai incluir campeonato de canoa havaiana no rio e um passeio a uma área de reflorestamento na aldeia guarani Nova Esperança.

Filme capixaba estreia em festival espanhol

O documentário Quando as Paredes Falam, de Edson Ferreira, fez sua estreia mundial no Star Film Festival, de Barcelona, na Espanha, que acontece online. O filme está disponível temporariamente online neste link, utilizando a senha de acesso starbcn1. A sinopse é a seguinte: "A partir de depoimentos, performances, sensações e olhares em vídeos enviados pelo público ao diretor, "Quando as Paredes Falam" traz, à luz de Fernando Pessoa, um relato poético sobre a quarentena vivida pelos brasileiros no ano de 2020".

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/