Sexta, 19 Abril 2024

Estado terá fórum de gestores municipais de cultura

forum_cultura_es_facebook Facebook

Deve ser institucionalizado em breve o Fórum de Dirigentes e Gestores Municipais de Cultura do Espírito Santo, que pretende reunir a totalidade dos gestores municipais da área. As articulações entre diversos municípios, antes inexistentes, começou no ano passado, incentivado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), buscando o apoio mútuo tendo em vista os desafios gerados pela Lei Aldir Blanc, que destinou recursos federais aos municípios.

A ideia de formalizar um fórum do tipo foi crescendo mas vem se concretizando apenas no início deste ano, depois da redefinição das gestões após as eleições de 2020, puxado por Fernanda Martins, secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim, e Renata Weixter, atual subsecretária de Cultura de Viana, que participou das articulaçòes anteriores como secretária de Cultura de Cariacica, cargo que exerceu até o ano passado. No mês passado, a Secult realizou em parceria com o Sebrae e Amunes, um Encontro de Novos Gestores da Cultura do Espírito Santo, contribuindo também para a formação e articulação dos dirigentes, de forma online.

Facebook

Uma das principais propostas do Fórum é fomentar na consolidação de políticas públicas continuadas nos municípios capixabas, além de buscar a alimentação dos sistemas municipais de cultura com ferramentas como o repasse fundo a fundo, com destinação de verbas estaduais e federais. Já manifestaram interesse em participar da articulação 65 municípios do Espírito Santo, mas o objetivo é conseguir abarcar todos os 78.

Lei de Incentivo à Cultura é sancionada por Casagrande

Na última quarta-feira (7), o governador Renato Casagrande (PSB), sancionou a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), que vai destinar até R$ 10 milhões anuais para projetos culturais por meio de isenção de ICMS para empresas. Segundo o secretário estadual de Cultura Fabricio Noronha, a lei vem sendo estudada desde o início de sua gestão na pasta. O anúncio da mesma veio no último dia 19 de março junto ao pacote de medidas socioeconômicas para combater os impactos da pandemia de Covid-19, encaminhado em regime de urgência para a Assembleia Legislativa. A partir da regulamentação da lei, a Secult será responsável por credenciar e validar os projetos e por fiscalizar o cumprimento das exigências da lei.

Secom

Festival Sérgio Sampaio é adiado mas terá prévia online 

Devido ao momento crítico da pandemia, o tradicional Festival Sérgio Sampaio será adiado. Há 15 anos, o evento que homenageia o cantor e compositor cachoeirense é celebrado em torno do dia 13 de abril, sua data de nascimento. No ano passado, já em pandemia, o evento ocorreu pelo Instagram de diversos artistas do Brasil. Para 2021, quatro cantores capixabas prestariam homenagem num show que seria gravado no Teatro Glória e transmitido pela internet, mas a necessidade de medidas mais rígidas no momento levou ao adiamento da atividade, que pode ser realizada no dia 15 de maio, data de morte de Sampaio, caso a situação se amenize até lá.

Mesmo assim, para não deixar passar a data, em que o ídolo completaria 74 anos de idade, o festival realiza um bate-papo musical no dia 13, às 19h30. Gilson Soares, coordenador e idealizador do Festival recebe o cantor André Prando, um dos mais destacados intérprete da obra de Sérgio, João Sampaio, filho do homenageado, e Hugo Moura, jornalista que está produzindo um documentário sobre o "Velho Bandido", como também era chamado o cachoeirense. A transmissão vai ser feita pelo canal Festival Sérgio Sampaio no Youtube.

Alisson Silva

Premiado, filme Inabitáveis ficará disponível online 

Um dos filmes capixabas mais destacados do último ano, com circulação e premiação em diversos festivais nacionais e internacionais, o curta-metragem Inabitáveis, de Anderson Bardot, estará disponível entre os dias 10 e 15 de abril para ser assistido pelo YouTube da Vale Encantado Filmes. A iniciativa faz parte de um projeto aprovado pelo edital da Lei Aldir Blanc lançado pela prefeitura de Vila Velha e vai incluir no dia 16 de abril um bate-papo com a equipe do filme sobre direção, produção e elenco. Assista aqui. 

Luara Monteiro

Mestre Luiz Paulo recebe homenagens

Foram muitas as homenagens deixadas por amigos e colegas a Luiz Paulo Lima, mestre da cultura popular, pedagogo e professor falecido na última semana. Era o mestre de capoeira mais antigo em atividade no Espírito Santo e também um dos precursores do maculelê no estado. Foi conselheiro e vice-presidente da escola de samba Unidos de Jucutuquara e atuava como educador do Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane). Por seu trabalho como mestre da cultura popular, Luiz Paulo recebeu duas vezes o Prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba, concedido anualmente pela Secult aos mestres. Era também Ogan em cultos de matriz africana. Que Olorun o receba de braços abertos.

Kléber Galvêas apresenta obra de arte no muro

O pintor Kléber Galvêas apresentou sua obra realizada em um muro na Barra do Jucu, Vila Velha, como parte de ação do Museu Vivo da Barra do Jucu, que está promovendo neste final de semana a Culturada Viral, com uma série de atrações sobre o bairro de forma online. Com o título "Barra do Jucu além do arco-íris", em referência ao mundo do Mágico de Oz. "Na Barra do Jucu, espantalhos ganham cérebros de verdade; homens de lata, corações que não enferrujam com o tempo; e os leões medrosos, uma provocação que os faz pensar, agir e lutar pelo que desejam. Aqui os diferentes somam, e, apesar do governo e da mídia quererem nos homogeneizar, procuramos preservar nossas características e desenvolver nossas potencialidades, com esforço próprio", disse.

Kléber mantém um ateliê em sua própria residência na Barra, com diversas obras suas e de artistas como seu Mestre Homero Massena, que costuma abrir sempre para visitas. Mais informações sobre seu trabalho e o ateliê aqui

Divulgação

Após reforma, Casa da Memória de Vila Velha será reaberta em maio 

O subsecretário de Cultura de Vila Velha, Manoel Goes, divulgou em suas redes fotos da vistoria feita recentemente pela prefeitura no espaço da Casa da Memória, localizada na Prainha. O local passa por reforma e deve ser reaberta em maio nas comemorações de 486 anos da cidade, que serão completos em 23 de maio.

Facebook

Detentos participam de concurso literário

Apenados do sistema prisional capixaba poderão participar do I Concurso Literário Sérgio Blank, realizado como parte das comemorações do centenário da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL). Por meio de parceria da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Secretaria de Estado da Educação (Sedu), os detentos que cursam Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão inscrever textos inéditos até dia 30 de junho.

Programa homenageia autores capixabas

O programa Poesia no Ar, transmitido pelo YouTube e Facebook, está realizando uma nova temporada que traz entre as atrações homenagens a grandes poetisas capixabas, como Suely Bispo, Viviane Mosé, Elisa Lucinda e Haydeé Nicolussi. Além das homenagens, o programa recebe a cada edição escritores contemporâneos do Espírito Santo, com apresentação de Iviny Matos e Fernando Gasparini. A primeira edição foi ao ar no último dia 8 falando sobre Slams no Espírito Santo e no Brasil, tendo como convidado Jhon Conceito, poeta e coordenador do Slam ES. Ao todo serão 12 capítulos transmitidos às terças e quintas-feiras, às 19h, até 18 de maio.

Podcast aborda história do Espírito Santo 

Estreou também recentemente a temporada de podcast do História Capixaba, que busca trazer informações históricas do Espírito Santo de forma descontraída, mostrando episódios e aspectos pouco conhecidos. Com edições quinzenais, o programa estreou tendo como convidado Francesco Suanno Neto, mestre em História e professor do Ifes Colatina, que fala sobre suas pesquisas na área de gênero e suas descobertas ao analisar as famílias de Aldêa Velha, atual Santa Cruz (Aracruz) na década de 1840. Ouça aqui. O podcast é comandado por Fabio Paiva Reis e Ricardo Nespoli.

Suspeitos na Mira lançam websérie

Para quem gosta do bom rap raiz, o lendário Suspeitos na Mira, um dos primeiros grupos de rap do Espírito Santo e ainda em atividade, lança a partir da próxima segunda-feira (12) uma websérie falando um pouco sobre sua trajetória, sua visão de mundo e os novos trabalhos que vem desenvolvendo. Sente o teaser abaixo e se inscreva no canal para receber as novidades.

André Cisco lança seu 1º EP

Divulgação
O cantor e compositor André Cisco lançou na sexta-feira (9) seu primeiro EP, "Cisco", que reúne três canções autorais na linha do indie rock. O álbum foi divulgado no mesmo dia do aniversário do artista, que retornou ao Espírito Santo após seis anos morando no Rio de Janeiro, onde estuda Música e é vocalista do grupo Madame Beretta. O EP solo contou com participação dos integrantes da banda, com gravação sendo feita de forma remota. Ouça aqui as canções "Ao Acaso ou Nunca Mais", "Deixa Queimar"e "Num Piscar".

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/