Sexta, 26 Abril 2024

Evento vai lembrar legado cultural russo-soviético

Evento vai lembrar legado cultural russo-soviético

“Sem forma revolucionária, não há arte revolucionária”, dizia o poeta russo Vladimir Maiakóvski. É nessa linha que acontece no próximo sábado (29) o Festival Russo Soviético no Triplex do Lula, espaço cultural no Centro de Vitória, com entrada gratuita. A intenção é apresentar o legado cultural soviético revolucionário em diversas áreas de conhecimento como as literatura, história, música, pedagogia, cinema e gastronomia.


"Estamos tentando fazer uma programação diferenciada no Triplex, onde a arte, em sua dimensão de protesto, denúncia e resistência, seja contemplada. Os festivais no Brasil são normalmente eurocêntricos ou americanizados. Os países periféricos são invisibilizados pelos produtores", disse Tânia Araújo, coordenadora do espaço cultural que foi inaugurado em outubro do ano passado e já realizou também o Festival Hasta Siempre, em homenagem à Revolução Cubana, que ela considerou um sucesso de programação e de público, atraindo pessoas de diversas classes sociais, raças e gêneros.


"Em tempos de fascismo, visibilizar a arte militante é de urgência política", pontua Tânia. Por isso a ideia de trazer à tona um pouco da contribuição soviética, já que no período pré e pós revolucionário, a Rússia e outros países do entorno foram pontos de efervescência de conhecimento e arte engajada na transformação social, trazendo outras possibilidades de pensar e agir no mundo. "A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo", disse também Maiakoviski.


A programação no triplex começará às 17h, logo após o encerramento do Bloco da Esquerda Festiva, que terminará também nas proximidades do centro cultural, que se situa no prédio do antigo Hotel Imperial na esquina que divide a Rua Sete de Setembro e a Rua Graciano Neves, junto à Praça Costa Pereira.


Entre os convidados para o evento está o escritor e dramaturgo Wilson Coelho, que participar de uma roda de conversa sobre a Literatura Soviética. Na parte musical, a atividade contará com apresentações ao vivo de duas cantoras russas: Daria Obraztsova e Ekaterina Bessmertnova, que residem no Espírito Santo. O Baile Vermelho, que começa às 19h dentro da programação do festival, vai contar ainda com discotecagem do Clube Capixaba do Vinil, contando com canções russas e soviéticas ou que fazem referência à cultura e artistas do local e da época. Durante o evento, serão vendidos comidas e bebidas na copa do Triplex.


AGENDA CULTURAL


Festival Russo Soviético com Baile Vermelho


Quando: Sábado, 29 de fevereiro, às 17h


Onde: Triplex do Lula (antigo Hotel Imperial) - Rua Sete de Setembro, próximo à Praça Costa Pereira - Centro de Vitória/ES

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/