Sexta, 26 Abril 2024

Documentário mostra histórias e superação de artistas da Serra

alecs_powe_divulgacao Divulgação

Com 15 minutos de duração, Favelaria Cultural, dirigido pelo cineasta Gabriel Nadipeh, apresenta histórias de superação a partir da arte e da cultura. Lançado na noite dessa segunda-feira (14), a obra retrata quatro personagens, moradores da periferia do município da Serra, o mais populoso do Espírito Santo. São eles a cantora e compositora Lis Felix, o artista plástico Rodrigo Borges, a artista circense Martha Almeida Rocha, e o professor e grafiteiro Alecs Power.

O filme conta com entrevista sobre as trajetórias de cada artista e imagens de suas artes, locais de moradia e trabalho, e registro de drone de imagens de lugares emblemáticos no município. "A ideia de fazer o documentário surgiu a partir de um incômodo, de ver que na maioria das vezes o nome favela e periferia é associado a coisas ruins, por isso o foco foi trazer personagens de dentro desses territórios, mostrando que existe histórias potentes e positivas a serem contadas", conta o diretor, que é presidente da Central Única das Favelas no Espírito Santo (Cufa-ES). "O nome do filme, Favelaria, é a junção de Favela e periferia", explica.

Ele relata que desde o início da escrita do roteiro do curta-metragem, que foi realizado com recursos federais emergenciais da Lei Aldir Blanc por meio de seleção da Prefeitura da Serra, já tinha em mente mostrar uma certa diversidade em relação aos artistas retratados, incluindo diversos campos da arte e cultura e também incluir homens e mulheres.

"A intenção aqui era que a pessoa que estivesse assistindo se identificasse com as formas diversas de artes, como uma mensagem de que ela pode se expressar de várias formas, em vários meios, e que isso é importante", diz Gabriel Nadipeh, que também foi produtor do curta-metragem Distorção, dirigido por Israel Costa, e dirigiu o curta de ficção Sob Olhos, que será lançado ainda este ano.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/