Quinta, 25 Abril 2024

Fli.Pi vai movimentar cena literária capixaba

ronaldinho_poesia_inutil Divulgação
Uma programação diversa faz parte da Feira Literária Poesia Inútil (Fli.pi), que terá sua primeira edição nesta semana em formato híbrido. Depois de oficinas online que acontecem a partir desta quarta-feira (26), o evento terá atividades no fim de semana na Thelema, no Centro de Vitória, reunindo os principais nomes da cena alternativa metropolitana.

A proposta, segundo Juane Vaillant, umas das organizadoras, é valorizar a literatura periférica e a literatura oral e também os autores e publicações independentes, além de voltar a reunir escritores e poetas diante de todo afastamento provocado pela pandemia. "Convidamos escritores que precisam de visibilidade e pessoas que possam contribuir nas discussões que queremos trazer, sobre público infanto-juvenil, preconceito linguístico, oralidade e outros", diz a produtora e escritora, que destaca a diferença da feira em relação a eventos mais tradicionais de literatura, que prezam por escritores mais acadêmicos.

"É muito importante para a cena local valorizar escritores que não estão atrelados a grandes editoras e à academia, pois há muitos que desenvolveram sua trajetória nas ruas, nos coletivos de poesia, nos slams, no Instagram, com outras formas de fazer literatura, mais alinhadas com os tempos atuais", aponta Juane, que considera que o mercado formal não costuma abarcar temas como negritude, vida periférica, feminismos e outros abordados por esses autores, que acabam buscando alternativas para que suas obras cheguem ao público.


Nos dias 29 e 30, enquanto a programação da feira acontece, estarão expondo e vendendo suas produções as principais editoras capixabas que publicam literatura: Cousa, Maré, Pedregulho e Cândida, além do Poesia Inútil e um stand com diversos fanzines.

Complementando as oficinas e mesas de debates, a programação terá dois saraus: o Inutilizando, sarau do coletivo Poesia Inútil, no sábado, e o Sarau da Barão, que acontece no domingo. Também haverá shows musicais, com Jefinho Faraó e Afari, dois artistas sempre próximos da cena literária.

Veja abaixo a programação completa.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/