Quinta, 02 Mai 2024

Fórum debate políticas públicas para as artes cênicas

Fórum debate políticas públicas para as artes cênicas

 

Depois de um longo tempo esquecidas, as artes cênicas capixabas passam por um momento de aproximação com o poder público. “Estão sendo criadas novas oportunidades e há uma circulação maior de informação e união entre os artistas”, analisa o bailarino e coreógrafo Paulo Fernandes, um dos participantes da I Edição do Panorama das Artes Cênicas.
 
“Não é só o pré-sal e os royalties do petróleo capixaba que rendem dinheiro, as artes cênicas também devem ser reconhecidas como um produto artístico e conquistar investimentos”, explica. Além de espetáculos e intervenções artísticas, o evento organizou o Fórum das Artes Cênicas, que acontece até esta quarta-feira (27), no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.
 
Paulo é criador do grupo Enki de Dança Primitiva Contemporânea e Diretor Titular do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Espírito Santo (Sated/ES). O coreógrafo entende muito bem das dificuldades da classe porque já passou e ainda passa por muitas delas. O objetivo do Fórum é justamente chamar atenção do poder público para esses problemas e apontar soluções.
 
Todos estão convidados a participar dos debates, inclusive empresas e representantes do poder público. O subsecretário de Cultura de Vila Velha José Roberto Santos Neves e o secretário de Cultura de Vitória Alexandre Lima confirmaram presença. “O nosso foco é colocar em evidência os trabalhos dos artistas e levar ao conhecimento de toda essa produção cultural para que seja reconhecida sua importância”, explica Paulo.
 
O bailarino conta que o evento não é só destinado a futuros investidores, mas também servirá para informar os artistas, já que muitos desconhecem seus direitos e as políticas culturais do estado. O Plano Municipal de Cultura de Vitória, os recursos do Ministério da Cultura e da Funarte serão algumas das pautas do Fórum.
 

      
 
Outro objetivo do evento é catalogar os artistas e a sua produção para a criação de um futuro acervo e de uma memória cultural. “A arte tem um papel importante na construção da cidadania e da identidade capixaba”, conclui Paulo.  
 
“O estado possui muitos espaços ociosos que poderiam ser transformados em palcos para ensaios. Também necessitamos de uma universidade de artes cênicas”, reivindica Paulo. O coreógrafo acredita que a estruturação de novos palcos e a criação de cursos profissionalizantes são importantes para o desenvolvimento dos artistas.
 
O Panorama das Artes Cênicas é uma iniciativa do Sindicato com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio cultural das Secretarias de Cultura das Prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana.
 
PROGRAMAÇÃO


Terça-feira (26)
 
9h às 11h: Fórum das Artes Cênicas
Local: Sala Amilton de Almeida, Arquivo Público Estadual, Centro, Vitória
 
12h às 14h: Praça Costa Pereira
Intervenções Fashion, com a atriz Stael Magesck
Apresentações Circenses: palhaços, Monociclos, Arame Perna de Pau, Malabarismo, Arcos, Equilibristas, Contorcionistas, Diabolô, Tecidos
 
Quarta-feira (28)
 
9h às 11h: Fórum das Artes Cênicas
Local: Sala Amilton de Almeida, Arq
 
Das 12h às 14h: Praça Costa Pereira 
Intervenções Fashion, com a atriz Stael Magesck
Momento Operístico, com a atriz lírica Elaine Rowena
 
Fragmentos Teatrais
Os Coveiros, com Ednardo Pinheiro e José Augusto Loureiro
Bonecos Gigantes Fazendo Cena, do Grupo de Teatro Sol da Terra, com direção de Marcos Ortiz                                                                                                
Teatro Antro-Anchieta, com o ator Paulo de Paula
Alegria Alegria, com Jota Jota
Fragmentos de Chico Prego, do Grupo de Teatro Makuamda, com direção de Nizio Chrysostomo
Por que Eu?, com Anderson Lima
Corpores, com o Grupo de Teatro Vira Lata
Respeitável Público, com a Ratimbum Produções

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/