Sexta, 24 Junho 2022

​Fotógrafo alemão Ekkehard Grote expõe em Vitória

exposicao_fotografoalemao_Ekkehard-Grote Ekkehard Grote
Ekkehard Grote

A exposição Zeitgeist - Espírito do Tempo, do fotógrafo alemão Ekkehard Grote, tem início nesta sexta-feira (1), às 19h, na Mosaico Fotogaleria. A mostra apresenta uma seleção de 20 imagens que foram produzidas nas décadas de 80 e 90 na Europa, América Latina e Estados Unidos.

"As imagens são o resultado de meu trabalho autoral, com recortes das minhas viagens pela Europa até chegar à América Latina. Há registros feitos na Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Estados Unidos, Peru e Brasil", diz Ekkehard Grote.

O curador da exposição, o artista visual André Arçari, ressalta que os assuntos registrados pelas lentes de Grote atravessam um grande espectro visual. Na Berlim Ocidental, um rosto policial alemão em contra-plongée (foto produzida de baixo para cima) que não posa para a imagem. Em Nova York, Grote foi atrás do controverso político norte-americano Richard Nixon.

Em Roma, captou a imagem do carismático Papa João Paulo II. Figuras desconhecidas em dupla exposição na paisagem urbana. Janelas de um prédio na Berlin Oriental com vista para algum lugar próximo à Rotes Rathaus, a sede da Prefeitura da RDA. O portão de Brandenburgo em estourada contraluz.

"Figuras centrais desfocadas e fundos em foco enquadrados das mais variadas formas. Imagens estranhas às regras canônicas da composição com seus assuntos de enquadre ora cortados e deslocados. Acontecimentos desviantes, erráticos. Transeuntes em ritmo de passagem. Eremitas espanhóis em peregrinação. Jogos de ângulos e luzes frente à arquitetura da cidade revelam prédios, como as icônicas Torres Gêmeas, que hoje não existem mais, ou recortes da arquitetura de São Paulo", descreve Arçari.
Ekkehard Grote

 Segundo Gabriel Lordello, da Mosaico Fotogaleria, as obras que fazem parte da exposição "Zeitgeist - Espírito do Tempo" são cópias analógicas originais, ampliadas em laboratório pelo próprio artista, na Alemanha.

"O trabalho de Ekkehard Grote é belíssimo e sua história com a fotografia e o audiovisual também. Este ano ele completou 60 anos de idade, 40 deles dedicados à fotografia. E aproveitamos esse momento para trazer sua arte novamente para o Espírito Santo", destacou.

Algumas imagens que fazem parte da mostra "Zeitgeist - Espírito do Tempo" já foram exibidas no Espírito Santo há 35 anos, quando o artista esteve em Vitória para uma exposição individual com 60 fotografias na extinta Itaú Galeria de Arte, entre março e abril de 1987. Em 1996, Ekkehard voltou a Vitória para apresentar o audiovisual Photonia.

Ekkehard Grote

A exposição fica em cartaz na Mosaico Fotogaleria até 7 de maio. As visitas devem ser agendadas previamente pelo WhatsApp (27) 99943 0831 ou pelo e-mail .

Um artista visual

Ekkehard Grote deu seus primeiros passos na fotografia no início da década de 80, quando serviu o exército alemão. Ele fazia registros dos treinamentos e revelava as fotos no laboratório do batalhão.

Sua primeira exposição fotográfica surgiu de uma missão dada por seu comandante: registrar cenas da cidade onde viviam para uma mostra realizada no batalhão.
Em seguida, estudou Fotografia e Filosofia na cidade de Freiburg, na Alemanha, onde, segundo ele, existia a melhor biblioteca de fotografia da Alemanha. Lá, conheceu o trabalho de Man Ray e Lizette Model, que se tornaram suas referências. Trabalhou com diversas áreas da fotografia: fotojornalismo, indústria, saúde, retratos, entre outras.

Mas foi viajando pelo mundo que ele descobriu a sua fotografia. Assim, passou a fotografar pessoas, cidades e culturas diferentes.

Os trabalhos do artista foram exibidos tanto em exposições fotográficas como em apresentações audiovisuais nas cidades de Mayn e Berlim, na Alemanha; Viena, na Áustria; Cidade do México (durante o V Colóquio Latino-Americano de Fotografia); Rio de Janeiro, Petrópolis e em Vitória, no Brasil.

SERVIÇO

Zeitgeist - Espírito do Tempo

Visitação: de 1º de abril a 7 de maio, de segunda a sábado, mediante agendamento prévio.
Agendamento de visitas: agende sua visita com antecedência pelo WhatsApp (27) 99943 0831 ou pelo e-mail .

Endereço: Mosaico Fotogaleria - Rua Aristóbulo Barbosa Leão, 500, loja 18, Shopping Victoria Mall, Mata da Praia, Vitória. 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 24 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/