Quinta, 28 Março 2024

Geraldo Azevedo e Chico César tocam juntos em Vitória

chico_geraldo_divulgacao Divulgação

MÚSICA

Turnê Violivoz, de Geraldo Azevedo e Chico César, chega a Vitória 

Divulgação

No dia 3 de abril, dois grandes artistas de diferentes gerações se encontram em Vitória para um show especial. Geraldo Azevedo e Chico César se apresentam na turnê "Violivoz" no dia 3 de abril, às 19h, no Espaço Patrick Ribeiro, localizado em anexo ao aeroporto de Vitória. Além de revisarem juntos os sucessos de cada um, eles também tocam e cantam composições conjuntas que fizeram e prometem algumas surpresinhas mais ao público. A turnê teve início em outubro passado e circulou por vários estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.

Cultura capixaba se despede do músico Cláudio França

Depois de uma aguerrida luta contra um câncer, faleceu na madrugada dessa sexta-feira (25) o guitarrista do Big Bat Blues Band, Cláudio França, aos 49 anos. Grande conhecedor do blues e querido por muitos, sua situação comoveu e mobilizou a classe artísticas por conta da necessidade de um medicamento de alto custo que envolvia uma batalha jurídica e campanhas para que pudesse ter acesso a ela. Infelizmente, o músico teve um agravamento de seu quadro e não resistiu. O velório e sepultamento aconteceram na manhã de sábado no cemitério de Maruípe.

Artistas fazem shows em apoio a estúdio incendiado

Comandado pelos produtores Jackson Pinheiro e Douglas Vidas, o Estúdio Mirabel, localizado em Jardim Camburi, Vitória, acabou parcialmente destruído por um incêndio há duas semanas. Jackson desabafou em um vídeo pedindo ajuda e desatando a solidariedade de diversas pessoas. Além das doações iniciais, artistas e produtores também se organizaram para realizar um evento de solidariedade. O "Volta Mirabel", na Casa Guava, localizada no mesmo bairro do estúdio, acontece no dia 3 de abril, a partir das 16h, com shows de Dan Abranches, Luiza Dutra e Cainã. Toda bilheteria será revertida para a reconstrução do estúdio. Mais informações aqui.

MoV.Mulheres convoca artistas negras da música e audiovisual 

Com foco em cantoras e produtoras musicais, o festival MoV.Cidades lançou um novo laboratório de empreendedorismo chamado MoV.Mulheres, em parceria com o Instituto Das Pretas, que vai selecionar mulheres negras do Espírito Santo e estados do Nordeste. A iniciativa busca promover o protagonismo delas no mercado cultural, gerando oportunidades de formação e geração de renda. São três dimensões: oficina de empreendedorismo no mercado musical e cultura, técnica musical e capacitação em audiovisual para produção de videoclipes. Mais informações e inscrições aqui.

AUDIOVISUAL

Artista indígena estrela filme capixaba 

Divulgação

Maranhense de nascimento mas de vida itinerante, o artista Guaja esteve de volta ao Espírito Santo para as filmagens de Procuro teu auxílio para enterrar um homem, dirigido por Anderson Bardot (do premiado Inabitáveis) e encenado nas montanhas capixabas. De etnia Guajajara, o artista tinha passado pela última vez no Estado em 2019, quando integrava o Coletivo Luzes, grupo de artistas que viajava numa kombi e "coligou" com a cena cultural capixaba por alguns meses. Com apoio de integrantes do Cine Gruta, Guaja ainda deixou sua imagem nos muros capixabas, por meio de uma colagem que faz parte de uma intervenção contra o marco temporal.

ARTES VISUAIS

Mosaico em São Mateus retrata a Batalha do Cricaré

Episódio histórico de grande importância para o Espírito Santo, a Batalha do Cricaré, que ocorreu onde hoje é o município de São Mateus, foi retratado no trabalho artístico de Thiago Rabelo o Thiago Mosaico, no muro do Museu Municipal, que fica na Praça do Mirante. O artista plástico retrata em mosaico a resistência dos indígenas aimorés a um ataque português em 1557, nos quais os europeus bateram em retirada, tendo voltado tempos depois com uma nova esquadra para realizar um grande massacre contra os nativos. O painel tem 4,5 m de largura por 1,85 m de altura, contando com cerca de 30 mil peças de cerâmica. A obra faz parte do projeto Kiri Kerê Muralismo, Arte e Memória. 

Divulgação

PATRIMÔNIO CULTURAL

Igreja de Araçatiba tem reformas iniciadas

Divulgação

Outra notícia importante da semana foi o anúncio do início das obras de restauração da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, Viana, parte de um dos principais aldeamentos jesuítas da história colonial capixaba. Além do restauro, o local vai receber um centro de interpretação, café e loja com produtos locais. A cerimônia contou com presença do prefeito de Viana, Wanderson Bueno, do governador Renato Casagrande e sua vice Jaqueline Moraes, do arcebispo Dom Dario Campos, entre outras autoridades.

POLÍTICA CULTURAL

Lei Aldir Blanc 2 é aprovada pelo Congresso 

Foi mais uma vitória magnífica da cultura nos tempos mais sombrios em que o setor enfrenta a nível de governo federal. No Senado, com 74 favoráveis, uma abstenção e nenhuma voto contrário, foi aprovada a Lei Aldir Blanc 2, que direciona R$ 3 bilhões anuais para descentralização de investimentos culturais em todos estados e municípios do Brasil, tornando permanente a conquista da Lei Aldir Blanc, aprovada em 2020 em caráter emergencial para apoio ao setor artístico e cultural, fortemente afetado pela pandemia. Agora, a luta é pela sanção presidencial, que deve ocorrer nas próximas semanas.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/