Domingo, 28 Abril 2024

Grito da Cultura começa a ecoar pelo Espírito Santo

aldir_blanc_leonardo_sa-4566 Leonardo Sá

Uma das boas novidades em meio aos movimentos sociais no Espírito Santo certamente é o Grito da Cultura, surgido em Vitória diante da insatisfação da classe artística da Capital com a forma como a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) tem conduzido as políticas públicas na área. O movimento ganhou credibilidade e destaque ao preencher uma lacuna, que era a de ter um movimento específico para mobilizar agentes culturais, se estadualizou e dará início nos dias 15 e 16 de abril à sua primeira caravana pelo Estado.

A iniciativa começa pela cidade de Guarapari, na Grande Vitória, reunindo também artistas de Vila Velha e Viana, na mesma região; Alfredo Chaves e Marechal Floriano, na região serrana; e Anchieta, no sul. Como não é possível percorrer todos municípios capixabas, a ideia é organizá-los em núcleos para elencar demandas, fazer aulões sobre políticas públicas de cultura, troca de experiências e traçar estratégias de mobilização.

Carta aos Municípios

Uma das ações feitas pelo Grito da Cultura após a estadualização foi o envio de uma carta aos 78 municípios do Espírito Santo, na qual cobra das gestões municipais a realização da Conferência Municipal de Cultura, adesão ao Programa Fundo a Fundo do Governo do Estado e às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. Até o momento somente Colatina respondeu, dizendo que reafirma o compromisso com as pautas. Alfredo Chaves, Muqui, Governador Lindemberg, Marilândia, Domingos Martins e Ponto Belo acusaram recebimento da carta.

Lei Paulo Gustavo 

O Ministério da Cultura retirou da regulamentação da Lei Paulo Gustavo os prazos referentes à criação do Conselho, Plano Municipal e Fundo de Cultura, o chamado CPF da cultura, por parte dos estados e dos municípios. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (31), em reunião entre os Fóruns Municipais, Associações Culturais e o Fórum Nacional de Secretários de Cultura. Permanecerá na regulamentação a adesão via pacto federativo dos entes ao Sistema Nacional de Cultura de forma que criem suas políticas públicas, porém, sem vinculação ao prazo da Lei Paulo Gustavo.

Lei Paulo Gustavo II

A mudança foi comemorada pela secretária de Cultura de Viana e presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Espírito Santo (Forcult-ES), Renata Weixter, que considera os prazos anteriores pequenos e aponta que não levavam em conta as diferentes realidades da gestão pública cultural dos entes, bem como as desigualdades existentes entre eles. Para ela, isso poderia possibilitar que os municípios declinassem em relação à captação e execução da Lei Paulo Gustavo por casa da ausência de estrutura para cumprimento dos prazos anteriormente propostos, com a redistribuição desses recursos aos municípios maiores e melhores estruturados.

Vitória Ilustrada

Isabella Mariano. Foto:Juane Vaillant

A Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória, sediará, nesta quinta-feira (6), às 19h, o lançamento oficial do Vitória Ilustrada, um portal de acesso gratuito com poemas da escritora Isabella Mariano e ilustrações da artista Isabela Bimbatto. Os textos contarão com audiodescrição, narrados pela voz da escritora Juane Vaillant. A iniciativa não irá se restringir a descrever o que está aparecendo na tela, trazendo também entonações nas pausas e nas palavras escolhidas.

Vitória Ilustrada 2

O site será uma viagem poética por 10 pontos da capital capixaba, começando pela Orla de Camburi, seguindo pelo Píer de Iemanjá e depois para o Píer da Enseada. Os poemas e ilustrações vão representar também a Ufes, o Farol do São Benedito, a Ilha das Caieiras, o Mirante da Cidade, a Gruta da Onça e o Parque Moscoso. A viagem se encerra no Sambão do Povo. 

AfroCêntrico 

Para saber quais são os "rolês pretos" da semana no Centro de Vitória agora basta acessar o perfil AfroCêntrico, no Instagram. A página, recém criada, traz dicas de festas, rodas de samba, espetáculos, blocos, saraus, exposições, oficinas artísticas e outras atividades culturais organizadas por negros e negras, além de fortalecer a resistência de quem faz cultura no Centro. A Iniciativa é pra lá de positiva, principalmente no contexto de perseguição da gestão municipal de Vitória às atividades culturais no Centro, em especial as de cunho mais popular, como o Bar da Zilda, o Projeto Subúrbio e os blocos de carnaval.

Dança Afro

Falando em rolê preto no Centro de Vitória, neste sábado (1) e neste domingo (2) haverá apresentação gratuita do espetáculo Abebe – O Reflexo do Corpo Preto nos 30 anos do Grupo de Dança Afro Negraô. Será às 19h30, na Má Companhia, que fica na rua Professor Baltazar. 

Cineclube

O festival Zona Literária irá unir cinema e literatura por meio do Cine Zona – Clube de Cinema e Leitura, que vai realizar cinco sessões itinerantes gratuitas com exibição de curtas-metragens adaptados e baseados em obras literárias, com uma curadoria que vai privilegiar as produções capixabas e de outros estados. Ao todo, serão quatro sessões. A primeira, no espaço cultural Thelema, no Centro de Vitória, acontecerá na terça-feira (4), às 19h, com a exibição de Macabéa, de Erly Vieira Jr, baseado na personagem do livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector; Poesia Inútil e Vó, a senhora é lésbica, baseado no livro Amora, de Natalia Borges Polesso.

Cineclube II

O cineclube ainda vai realizar mais quatro sessões. No dia 15 de abril, haverá exibição no Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra. No dia 22, na Casa Sinestésica, em Guarapari. A Kasa Raiz, em Viana, será contemplada pelo projeto no dia 28. Em maio, no dia 6, o cineclube será em São Mateus, no Centro de Formação Maria Olinda, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em todos os locais as atividades iniciam às 19h.

Exposição

O Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold) inaugura, nesta terça-feira (4), a exposição Coloriases. Serão expostas as telas produzidas pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação da Unidade de Internação Provisória I (UNIP I), Unidade de Internação Socioeducativa (UNIS) e do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Cariacica. A inauguração será às 16h30, no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Mário Cypreste, Vitória.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/