Domingo, 28 Abril 2024

Grupo de mulheres lança livro de dramaturgia neste domingo

elas_tramam_FotoBruNegreiros Bru Negreiros

Mulheres de identidades femininas diversas irão lançar neste domingo (27) um e-book fruto de oficinas de dramaturgia realizadas pelo grupo de pesquisa e literatura dramática Elas Tramam. Denominado de Elas + Tramas Diversas, o livro será lançado a partir das 18h, no Espaço Thelema, Centro de Vitória, e será disponibilizado gratuitamente no site do grupo. As dramaturgias foram escritas por lésbicas, não binárias, transexuais e bissexuais, público-alvo das atividades realizadas, assim como as travestis, mas as que se inscreveram não chegaram a concluir a oficina.

Bru Negreiros

As participantes das oficinas foram selecionadas por meio de edital. Durante cinco meses, elas marcaram presença em encontros quinzenais, com laboratório de escrita dramática, no qual foram produzidos textos de autoria individual, mas dentro de um processo colaborativo. Os temas, de acordo com a dramaturga e uma das idealizadoras do Elas Tramam, Nieve Matos, são diversificados, mas têm em comum as vivências femininas. 

"Os textos trazem muito a questão da violência contra a mulher, todas têm algo nesse sentido para relatar. As mulheres não se esvaziam do que são. Mesmo ficcionalizando, estamos escrevendo sobre nossa história", diz.

Bru Negreiros
A produtora cultural Thalia Peçanha de Brito é autora de "Carambolas", um dos textos do e-book, por meio do qual convida os leitores a "olhar os absurdos do comum", como a naturalização da violência cotidiana. "Pego uma fruta muito comum, que todo mundo conhece, que é a carambola, para mostrar que o comum tem seus absurdos. No texto, isso aparece de diversas formas, como no estupro, no assédio e no rapaz assassinado no morro e que tem sua ficha policial abordada nos noticiários", conta.
Bru Negreiros

Foi a primeira vez que Thalia escreveu uma dramaturgia. Um de seus desejos é que Carambolas possa ser encenado. A autora afirma que se põe a imaginar como seu texto vai funcionar no corpo, por exemplo, dando voz aos personagens.

Thalia se sentiu motivada a participar das oficinas devido à visão que tinha do Elas Tramam como um espaço de produção de escrita com "uma experiência gostosa de interação entre mulheres, um lugar de segurança, com pessoas diferentes, mas que ao mesmo tempo se assemelham". Após as oficinas, afirma, concluiu que suas expectativas, embora boas, eram pequenas diante do que encontrou. "Foi uma experiência que me possibilitou maior compreensão de mim e do outro, aprendendo com o outro e comigo mesma", afirma.

O Elas Tramam surgiu em 2017, quando deu início a uma oficina que deu origem a dois e-books, que depois ganharam versão impressa. Eles se chamam Elas Tramam – Dramaturgias Tecidas por Mulheres do Espírito Santo e o Elas Tramam Livro 2. Em 2019, uma nova oficina deu origem a outro e-book, que também ganhou versão impressa posteriormente, o Outras Tramas – Dramaturgias Escritas por e para Mulheres. As versões impressas dos livros de ambas as oficinas estarão à venda no lançamento deste domingo pelo preço de R$ 40,00 a unidade e R$ 100,00 os três. Os e-books podem ser acessados gratuitamente no site

Nieve informa que textos escritos na primeira oficina já foram produzidos em outros estados, como Minas Gerais, e pesquisados por mestrandos e doutorandos. Desde que o Elas Tramam surgiu, mais de 40 mulheres escreveram dramaturgias no Espírito Santo, que se transformaram em peças e performances. Apesar do sucesso, segundo Nieve, "tinha algumas mulheridades que o projeto não alcançava", como as mulheres não cis, "que não vivem na heteronormatividade". Por isso, a oficina deste ano teve como foco as lésbicas, não binárias, transexuais, bissexuais e travestis.

Para além das oficinas que originaram os e-books, o Elas Tramam também realiza atividades como leituras dramáticas e saraus, e já organizou ações voltadas para adolescentes de 12 a 16 anos, como a oficina de dramaturgia Palavra de Menina. Para o público de 8 a 12 anos, foi oferecida a oficina Pequenas Tramas.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/