Sábado, 27 Abril 2024

III Feira Criola faz um mix de cultura e produtos afrobrasileiros

III Feira Criola faz um mix de cultura e produtos afrobrasileiros
 
Unindo arte, cultura e comércio, a 3ª edição da Feira Criola vem pela segunda vez ocupando o espaço do Museu Capixaba do Negro (Mucane). Ge Silva, a organizadora da feira e coordenadora do Núcleo Afro Odomodê, explica que a característica principal do evento é reunir os mais diversos segmentos artísticos em um só local. “A feira funciona como uma vitrine para fomentar e dar visibilidade a pequenos empreendedores”, diz.
 
Artes plásticas, literatura, música, dança, culinária, moda, beleza, a feira é realmente muito diversificada e o público poderá conferir e adquirir vários produtos e serviços relacionados à cultura negra. Serão 40 expositores afrobrasileiros do Estado, que estarão desde esta quinta-feira (5) até o sábado (7).
 
Para Ge Silva, o espaço que a feira ocupa, o Mucane, também é muito importante por estar no centro da cidade, um lugar de fácil acesso a todos e que ultimamente tem recebido muitos eventos culturais. A abertura da feira começa às 18h, com apresentações de danças urbanas, capoeira e break.
 
 
“Há uma lacuna histórica quando se remete ao legado dos descendentes africanos, tanto no âmbito cultural, como social e econômico. Um dos objetivos da feira é resgatar essa cultura que é nossa, do povo capixaba”, diz a organizadora da mostra. 
 
Um dos destaques da feira são as apresentações musicais, que seguem a mesmo estilo da feira e contemplam muitos gêneros. “O rock, o regaae e tantos outros gêneros tem origem negra ou influência da música africana, por isso escolhemos uma programação diversificada, dessa maneira também agradamos diferentes públicos”, explica Ge Silva.  
 
 
 
A noite de abertura fica por conta do grupo afro Kisile e a banda Reverso. Na sexta-feira (6), quem sobe ao palco é banda de rock Adiós, Me Voy e o grupo Olhar de Sedução. Para o encerramento, no sábado (7), vão se apresentar a banda de rock Sob o Mesmo Sol e a banda de reggae Prumar. Além disso, o Grupo Afro Odomodê vai oferecer oficinas de percussão com canto e de forró.
 
Ciclo de palestras
Na sexta-feira (6) e no sábado (7), também vai promover palestras, que irão abrir os dias de atividades, sempre a partir das 14 h, no auditório do Mucane. A primeira palestra será ministrada pela antropóloga e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da Ufes, Cleyde Amorim. O tema será a Questão Racial e Diversidade
 
Também na sexta-feira (6), mas á noite, a partir das 19h. O sacertote Gláucio Costa ministrará a palestra Religião Tradicional Yorubá SESE/ESIM-IBILÉ.
 
No sábado (7), o Ciclo de Palestras trará o economista Itamarcos Coutinho Pitomba, que atua em redes de desenvolvimento comunitário e economia solidária. Ele vai falar sobre Economia criativa.
 
A Feira Criola é uma realização do Núcleo Afro Odomodê, vinculada a Secretaria de Assistência Social par prefeitura municipal de Vitória. O Núcleo é um espaço de formação, convivência e participação. Por meio de diversas ações, busca estimular, sensibilizar e mobilizar os jovens para o combate às desigualdades raciais e sociais e para a luta contra os preconceitos, violências e exclusões.
 
Serviço
A III Feira Criola começa a partir desta quinta-feira (5), às 18h, e segue até o sábado (7), no Museu Capixaba do Negro (Mucane). Avenida República, 121, Centro, Vitória. Entrada gratuita.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/