Segunda, 13 Mai 2024

Índios Guarani celebram resistência em Aracruz

Índios Guarani celebram resistência em Aracruz

 

Nada de festinha do Dia do Índio. Desta sexta-feira (19) ao próximo domingo (21), na Aldeia de Três Palmeiras, em Aracruz, os índios Guarani celebram a resistência de seu povo. Com dança, canto, culinária, exibição de filmes e exposição fotográfica, a Festa da Resistência do Povo Guarani de Aracruz pouco tem a ver com os festejos ingênuos e rasteiros que assolam o país a cada 19 de abril.
 
A festa simboliza sobretudo a resistência indígena. Mas como se trata de um congraçamento coletivo, a festa não é feita apenas para os próprios índios: a ideia é aproximar as pessoas que têm alguma dificuldade em entender o povo indígena. 
 


Ou seja, é uma oportunidade para deixar de lado imagens congeladas das salas de aulas (ou do Google) e ver o índio no dia a dia, mostrando sua tradição e cultura. Em conseqüência, a festa é um instrumento lúdico de combate a formas de preconceito e discriminação.
 
O sofrimento que os colonizadores de ontem ou os predadores de hoje (vide, sempre ela, a eterna Aracruz Celulose, hoje Fíbria) impuseram aos povos indígenas transformaram os ritos. Antes as festas eram de confraternização; hoje, são de resistência. Os índios sofreram, mas sobreviveram, com sua língua, história, arte e cultura.  
 
Serviço
A Festa da Resistência do Povo Guarani acontece desta sexta-feira (19) até domingo (21) na Aldeia Indígena Três Palmeiras. Rodovia ES 010, Km 45, Aracruz. Entrada franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 13 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/