Sábado, 27 Abril 2024

Literatura capixaba ganha espaço no YouTube

livros_por_livia_quiche_divulgacao Divulgação

As publicações literárias têm apresentado uma crescente nos últimos anos, com novos livros e autores apresentando seus trabalhos. A maior visibilidade dessa produção, porém, ainda é um obstáculo. Recentemente, o projeto Livros Por Lívia lançou um canal do YouTube, em que os espectadores poderão ter acesso a resenhas e comentários sobre algumas dessas publicações.

O canal tem foco na divulgação da literatura contemporânea brasileira, com especial atenção para as publicações de autores do Espírito Santo, que devem aparecer com frequência. Livros de escritores estrangeiros também figuram eventualmente, como é o caso do vídeo que inaugurou o canal, da obra Corpus Delicti, da alemã Juli Zeh.

Uma nova publicação vai ao ar a cada quinta-feira. Na última, a resenha foi sobre Quiche, romance do capixaba João Chagas lançado pela Editora Pedregulho, também do Espírito Santo.

"Busco esse intercâmbio de escritores de vários estados com atenção especial para a literatura capixaba, porque eu leio muito e gosto muito dela. Não é por conta de querer divulgar só por ser daqui, são livros que me marcaram de alguma forma, que eu gosto muito. Tenho que ter essa paixão para conseguir resenhar um livro e fazer uma crítica legal", diz a jornalista e escritora Lívia Corbellari, responsável pelo projeto.

O Livros por Lívia já completa sete anos de existência, inicialmente com blog e depois em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, e agora explorando a plataforma de vídeo, sempre na mesma linha de divulgação da literatura, especialmente da cena local, por meio de resenhas, entrevistas e cobertura de eventos.

Divulgação

Ao longo dessa trajetória o projeto saiu das redes e passou também a realizar ou apoiar eventos e atividades relacionados com literatura no Estado como Zona Literária, Evento de Vender Livro, Leia Mulheres, Cachaçada Literária e Gama Talks, entre outros.

"Sentia falta de eventos de literatura para além dos lançamentos de livros, em que o autor assina a obra e pronto. Encontros com mais conversa, que vão além do livro, com música e arte em geral", conta.

Ao longo do tempo e por meio dessas iniciativas, o Livros por Lívia também estabeleceu várias parcerias e apoios, transformando-se num projeto para além de sua idealizadora.

Nem as outras mídias nem a realização de eventos foram deixados de lado, embora as atividades presenciais estejam suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. No novo canal, o desafio segue na linha de expandir o conhecimento da produção literária do Espírito Santo.

"Não há muitas pessoas falando sobre nossa literatura e as resenhas, matérias e entrevistas ficam restritas à época do lançamento. Não há uma continuidade na divulgação desses livros", lembra a jornalista. "Escolhi esse passo para o YouTube porque acho a melhor forma de se comunicar hoje, a comunicação tem passado cada vez mais pela imagem, pelo vídeo. Isso permite atingir outras pessoas para mostrar o que tem sido produzido no Espírito Santo".

Sobre a literatura capixaba, Lívia Corbelari destaca como uma das principais marcas a diversidade. "Há um diversidade muito grande de estilos, gêneros literários, histórias diferentes sendo contadas. Não dá pra classificar a literatura capixaba dentro de um mesmo saco", aponta, destacando tanto a produção de poesia como de romances e outros gêneros.

Mas a distribuição ainda é considerada um grande desafio por ela. "Nossa dificuldade é sair daqui, sair da ilha. De que pessoas de fora daqui conheçam alguns livros e escritores que acho muito incríveis e queria muito que tivessem esse reconhecimento para fora".

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/