Quinta, 25 Abril 2024

Longa-metragem filmado em Vitória ​participa do Festival de Curitiba

filme_bernard_lessa Bernard Lessa

CINEMA

"Matéria Noturna" estará disponível online em outubro  

O longa-metragem A Matéria Noturna, de Bernard Lessa, participa da Mostra Outros Olhares do 10º Olhar de Cinema - Festival de Cinema de Curitiba, que será realizada online entre os dias 6 e 14 de outubro. O filme será disponibilizado nos dias 10 e 14 de outubro, a partir das 6h, ficando no ar durante 24h em cada momento.

A obra, ambientada em Vitória, conta a história do encontro de uma mulher negra que canta em rodas de samba e trabalha como motorista de aplicativo e um marinheiro moçambicano que precisa ficar alguns dias em Vitória por conta de problemas mecânicos em seu navio. O Bar da Zilda, famoso reduto do samba no Centro da capital é palco do encontro para a paixão entre eles. A distribuição comercial da obra está prevista para o segundo semestre de 2022. A programação completa e mais informações sobre o 10º Olhar de Cinema estão disponíveis no site www.olhardecinema.com.br.

Bernard Lessa

Em 2019, o filme de Bernard Lessa, que ainda estava em finalização, venceu a Mostra Futuro Brasil do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, quando foi exibido para convidados em sessão para projetos em andamento. A primeira exibição da obra final foi no Brasil Cine Mundi, no ano passado.

MÚSICA

Arthur Navarro mistura congo e música indiana em Fusão Ancestral 

Segundo álbum do músico Arthur Navarro, Fusão Ancestral entrou no ar neste sábado nas plataformas digitais. São sete composições que unem elementos desde a música indiana e seus instrumentos até o congo capixaba. Também recentemente lançado, o videoclipe de Jongo Mandala, reflete bem a alma do trabalho. Dirigido pelo próprio Arthur, une imagens do Espírito Santo, da Inglaterra, onde o músico residiu e estudou, e da Índia, onde buscou inspiração, exemplificando bem a fusão musical com um caleidoscópio de audiovisual. Assim como em todo disco, a canção conta com participação de Kiranpal Singh e Dhiego Valadares.

Metteoro lança novo single em parceria com Sagaz

"Quebra-Feitiço" é o nome da nova canção lançada de Metteoro, que traz elementos de ritmos como rock, maracatu e coco, além de elementos eletrônicos, e da participação do rapper Sagaz, integrante do grupo Suspeitos na Mira. O lançamento será no dia 30 de setembro nas plataformas de áudio, com apresentação do videoclipe em 7 de outubro no canal do artista no YouTube. Esta é a nona canção apresentada em Metteoro em sua carreira solo, depois de ter atuado como baterista ao lado de grandes nomes da música capixaba e nacional como Gabriel O Pensador, Otto, Jards Macalé, Macacko, Som de Fogueira e Jefinho Faraó.

LITERATURA

Marciel Cordeiro é primeiro entrevistado da nova websérie do Palavra Negra

Depois de trazer diversos versos, textos e poesias de artistas negros, o coletivo Palavra Negra estreou na noite desta sexta-feira (24) uma nova websérie. No Palavra Negra: Entrevista, o primeiro de cinco convidados foi o escritor Marciel Cordeiro, que você pode assistir abaixo. Nas próximas quatro sextas-feiras, sempre às 19h, novas entrevistas com escritores negros do Espírito Santo vão ao ar no canal no YouTube, onde neste sábado (25), no mesmo horário será realizada uma live com presença do professor e escritor Jorge Nascimento, da pesquisadora Valquíria Santos Silva, do jornalista e cineasta Adriano Monteiro, idealizador do Palavra Negra, com mediação de Daiane Rocha, cineasta e também integrante do coletivo.

Além disso, a série também apresentou no mesmo vídeo o Palavra Negra Slam, trazendo uma poesia autoral da artista Júpiter. No dia 3 de outubro ainda estreia o Podcast Palavra Negra, com 10 programas disponibilizados pelo Spotify com conversas com autores e autoras sobre suas trajetórias, produção literária e relações étnico-raciais.

INFANTIL

Festival Vila Musical trará cultura popular capixaba para crianças

Folia de Reis, Congo, Jongo, e outras manifestações da cultura popular no Espírito Santo fazem parte da programação do 1º Festival Vila Musical, que acontecerá nos dias 11 e 12 de outubro e será transmitida a partir das 17h destes dias pelo canal do evento no YouTube e em TV aberta pela TVE-ES. Entre as atrações estarão Trio Brincariar, Sementinha, Ogó, Coral Serenata, Folia de Reis Estrela do Mar (Zumbi, Cachoeiro de Itapemirim), Grupo de Congo Mirim Tambor Jacarenema (Barra do Jucu, Vila Velha), Jongo São Cosme e Damião (Porto Grande, Conceição da Barra). As inscrições para oficinas já estão abertas aqui. A iniciativa é da Expurgação, EXP Filmes e Tangerinas, com recursos estaduais do Funcultura.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/