Quarta, 24 Julho 2024

Monique Rocha convida para pré-lançamento do projeto Samba no Centro

monique_rocha_FotoDivulgacao Divulgação

A cultura popular no Centro de Vitória resiste com iniciativas dos trabalhadores da cultura da região. A novidade da vez é o projeto Samba no Centro, idealizado pela cantora Monique Rocha. O pré-lançamento será neste sábado, às 19h, no Artista Sem Ser Cult, no Triplex Vermelho, em frente à Praça Costa Pereira. Na ocasião, além da apresentação musical de Monique Rocha, haverá apresentação do repertório do projeto, da proposta de figurino e da equipe musical.

Divulgação

O Projeto acontecerá, inicialmente, nos três primeiros meses do ano, no terceiro domingo de cada um, com atrações gratuitas. Nesse período, será na quadra da Unidos da Piedade, em parceria com o Instituto Raízes. A primeira edição, em 21 de janeiro, contará com apresentação da própria cantora. Na segunda, em fevereiro, haverá uma ressaca do carnaval, com a participação de DJ Vergg.

Na terceira, em março, Monique Rocha fará o lançamento do videoclipe da música Respeita a Minha História. Nessa edição, a cantora receberá Dorkas Nunes e Edson Papo Furado, além da velha guarda da Unidos da Piedade e da Ala das Baianas. O projeto, posteriormente, contará com mais quatro edições por meio do edital de Diversidade do Fundo Nacional de Cultura. 

Nome do projeto

À coluna, Monique Rocha explicou que o nome Samba no Centro remete não somente ao Centro de Vitória, mas também às religiões de matriz africana e ao ritmo musical em posição de destaque. A cantora informa que o cenário das apresentações será em formato de roda com a artista na área central, como acontece nas religiões de matriz africana. Ela destaca que o tripé do seu trabalho é composto pelo samba de raiz, as crenças afro brasileiras e o congo capixaba.

Residência artística no Caparaó

Divulgação

No período de 24 a 30 de janeiro, o Espaço Cultural Sítio Alegria Alegria, situado em Patrimônio da Penha, Divino de São Lourenço, no Caparaó Capixaba, abre suas portas para uma Residência Artística, durante todo o dia. O cenário bucólico será palco para a cantora, compositora, violonista e poeta Consuelo de Paula, que cantará músicas regionais brasileiras juntamente com o violonista e cantor capixaba Marcos Côco. A Residência Artística é idealizada e realizada por Marco Baretta e Bel Freire.

Mexidão

Redes Sociais

Sessenta e quatro artistas realizarão o Mexidão, um mutirão de pintura mural que reunirá várias manifestações de arte urbana no estado do Espírito Santo. Será em uma empena de 10 andares em um prédio na Rua Sete, no Centro de Vitória. Para isso, está sendo realizada uma vakinha online para arrecadar recursos para concretização do projeto. As pessoas podem contribuir no link. O grupo pretende arrecadar o valor de R$ 30 mil.

Retirada do mastro

A banda de congo Raízes, da Barra do Jucu, em Vila Velha, irá realizar a retirada do mastro de São Benedito neste domingo (14). A concentração será na casa da presidenta da banda, Rosângela Caus, em frente ao campo de futebol, às 16h. De lá, sairá o cortejo até a praia da Barra do Jucu, onde o mastro foi fincado em dezembro último. Ao ser retirado, será carregado novamente até a casa da presidenta da banda em cortejo.

Memorial d'Inópia

Divulgação

A escritora Ana Sophia Brioschi estreia na literatura com o lançamento do livro Memorial d'Inópia, da Editora Cousa, nesta terça-feira (16), às 19h, no Espaço cultural Thelema, no Centro de Vitória. A obra traz poemas que tratam da temática da falta, abordando a ausência de amor, de perspectiva futura, de liberdade do corpo, de autoestima intelectual. Alternando entre versos livres e estruturas com métricas, os poemas refletem sobre a passagem do tempo e imprimem a experiência de viver no mundo contemporâneo com todas as suas contradições.

Performance Interativa

Divulgaçao

O lançamento de Memorial d'Inópia contará com uma performance interativa da artista Josilene Nery, que vai abordar o processo criativo de um poema comparando-o à escultura. Josilene é atriz, escultora, produtora cultural e professora. Formada em letras pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e em Arte dramática pela Fafi. Além do teatro e das Letras, experimenta também outras linguagens artísticas, como a escultura em argila e a performance.

Capacitação dos Editais 2023

As Lives de Capacitação para os Editais 2023, com transmissão pelo canal da Secretaria Estadual de Cultura Secult no YouTube, têm início na próxima segunda-feira (15) e seguem até a sexta-feira (19). Os links serão divulgados nos dias de cada transmissão, sempre pela manhã, nos stories do perfil da Secult no Instagram. O acesso também poderá ser feito diretamente pelo canal no YouTube. Todo o conteúdo ficará gravado e disponível para quem não puder acompanhar a transmissão ao vivo.

Capacitação dos Editais 2023 II

A primeira live, nessa segunda-feira (15), das 14h às 16h, será sobre o edital Circo Tradicional Capixaba. No mesmo dia, das 17h30 às 19h30, a capacitação será para os editais de Culturas Tradicionais, Patrimônio Cultural e Mestres. Na terça-feira (16), das 17h30 às 19h30, Meu primeiro Edital e edital Diversidade. Nesse mesmo horário, das 17h30 às 19h30, na quarta-feira (17), será a vez dos editais de Música (Produção Musical e Difusão Musical, Conteúdos Digitais e Difusão Audiovisual. Na quinta-feira (18), também nesse horário, a capacitação será sobre o edital de Artes Cênicas. Por fim, na sexta-feira (19), das 17h30 às 19h30, os editais de Artes Visuais e Produção e Difusão de Obras Literárias.

Até a próxima coluna!

E-mail:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/