Segunda, 29 Abril 2024

Morre Teresa dos Santos Conceição, uma das griôs de Goiabeiras

teresa_dos-_snatos_FotoReproduo Reprodução

Morreu na noite desse domingo (27) Teresa dos Santos Conceição, uma das griôs de Goiabeiras, que também se destacou por ser uma das protagonistas das mais diversas manifestações populares da região. O velório terá início às 14h desta segunda-feira (28), na casa de uma das filhas, em Goiabeiras. O sepultamento está marcado para às 9h desta terça-feira (29), no cemitério de Maruípe.

Reprodução

Teresa tinha 84 anos e já vinha sofrendo de uma série de doenças, conforme informou a filha de paneleira e coordenadora da Banda de Congo Panela de Barro, Jamilda Bento. Além de ter aprendido o ofício de paneleira, Teresa também foi servidora pública do Banestes. "Aprendeu o ofício quando criança, brincando, na ludicidade", conta Jamilda, que recorda outras atividades as quais Teresa se dedicou.

Uma delas é a festividade do Boi Estrela de Goiabeiras, na qual fazia a personagem Catirina, que protege o boi de outro personagem, o Urubu, que o rodeia o tempo todo, tentando bicá-lo.

Além disso, cantava cantigas de roda, se dedicava à Folia de Reis e à banda de congo. "Teresa nos ensinou muito, para mim, que não sou mais tão nova, e para os nossos jovens. Compartilhou saberes por meio da oralidade, da pedagogia do afeto, do estar junto, do querer", destaca Jamilda.

Para a coordenadora da Banda de Congo Panela de Barro, os ensinamentos deixados por Teresa são com um baú, que agora, em sinal de luto, vai estar fechado para depois ser reaberto. "Todas as memórias, toda a sabedoria ancestral dessa intelectual negra está dentro desse baú que vamos fechar em sinal de luto, mas que depois será reaberto para que tudo isso possa emergir", exalta.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/