Sexta, 26 Abril 2024

No ritmo do berimbau

No ritmo do berimbau

 

 
“Expectativa e muito treinamento”, assim estão sendo os dias do Professor Renan, de Vila Velha, que irá participar pela primeira vez do IV Encontro Internacional e Jogos Abertos da Associação Cultural Artística Popular Orientada ao Esporte e de Incentivo a Raízes Afrobrasileira (Acapoeira). “Eu espero aprender bastante com os Mestres mais antigos e também conhecer os capoeiristas que vêm de outros países”, diz Renan. 
 
O evento é uma enorme celebração da arte da capoeira. Centenas de capoeiristas da Europa, da América e do Brasil inteiro participarão de cursos, palestras, oficinas e campeonatos durante os dias 22 a 26 de agosto, em Itaúnas, Conceição da Barra. O encontro deve reunir mais de três mil pessoas entre profissionais, alunos e admiradores da capoeira. 
 
Para a professora Baixinha (fotos), de Cariacica, o encontro não é novidade, ela já participou das quatro edições, sempre acompanhadas dos seus alunos que fazem parte dos projetos sociais Semearte e Cristo Rei. “Estou na correria para conseguir patrocínio, pois muitas crianças não têm condições de participar dos jogos”, conta Baixinha, que já conseguiu um ônibus para levar os pequenos capoeiristas. 
 
No encontro do ano passado, Baixinha ficou em 2º lugar na categoria Avançada Feminino e mais cinco de seus alunos conquistaram o pódio também. “É muito gratificante ver os meninos participarem dos campeonatos e sempre conseguirem resultados positivos mesmo com tanta dificuldade”, diz.
 
Para o professor Jefinho, de Cariacica, eventos como esses são importantes para fortalecer e popularizar a arte da capoeira. “Como professor espero aprender sobre novas didáticas e técnicas para passar para os meus alunos”, comenta Jeffinho. Ele conta que estava lesionado na edição passada, mesmo assim ficou em 3º lugar na categoria Avançada, já em 2010 ele conquistou o 1º lugar na sua divisão.
 
Além das oficinas, jogos e palestras, o grande momento do IV Encontro Internacional da Acapoeira serão a troca de corda e a formatura do Professor Paçoca. O pernambucano vem diretamente de Viena, a capital da Áustria, onde hoje mora. Também haverá reuniões nos pontos de cultura de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Conceição da Barra. 
 
Objetivo do evento é promover a integração entre os mais diferentes grupos de capoeiristas. Organizado pelo Mestre Capixaba, o encontro internacional tem se tornado maior a cada ano e sempre trazendo inovações que valorizam a cultura e a arte afro-brasileira.
 
Serviço 
O IV Encontro Internacional e Jogos Abertos da Acapoeira acontece entre os dias 22 e 26 de agosto, em Itaúnas, Conceição da Barra.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/