Quinta, 02 Mai 2024

O Carnaval da Imperatriz do Forte e da Boa Vista

O Carnaval da Imperatriz do Forte e da Boa Vista

 

Para defender seu título de campeã do Carnaval de Vitória, a Boa Vista vai desfilar na avenida cantando a luta e a superação dos negros. O samba-enredo, Diáspora Africana – O Grito de Liberdade de Uma Raça, foi fruto de muita pesquisa embasada em livros, na internet e também no folclore brasileiro.
 
A agremiação de Cariacica vai levar para o Sambão do Povo cerca de 1.200 integrantes e quatro carros alegóricos, todos com movimentos. A escola é a terceira a desfilar no dia 2 de fevereiro (sábado).
 

 
“Vamos contar desde as chegadas dos africanos nos navios negreiros, passando pelo período de escravidão até chegar às fugas e formação de quilombos. Também vamos lembrar a importância dos movimentos de conscientização e igualdade para vencer o preconceito”, explica o carnavalesco Robson Goulart.
 
A composição é de Emerson Xumbrega, presidente e intérprete da escola, Bid do Cavaco, Sidney Mingau e Jr. Kabala. Além da história, a letra também exalta a cultura, a fé e a força dos povos africanos. 
 
Robson também conta que o diferencial da Boa Vista este ano estará nas alas coreografadas. “Posso dizer que estamos com 96% dos preparativos prontos. A comunidade está muito confiante na vitória e todos têm se empenhado muito”, afirma o carnavalesco. 
 
A escola Imperatriz do Forte escolheu homenagear o centenário do Parque Moscoso, conhecido por muitas crianças como “Parque Gostoso”. A escola de Vitória será a segunda a entrar na avenida com cerca de 1,8 mil componentes, 21 alas e quatro carros alegóricos e também vai animar os foliões no dia 2 de fevereiro (sábado).
 
O Parque Moscoso completou 100 anos em dezembro, no mesmo mês em que a agremiação verde e rosa completou 40 anos. Além da proximidade nas datas de aniversário, o tema foi pensado pelo carnavalesco Oswaldo Garcia por causa da representatividade que o Parque tem para a capital e de todas as histórias e o glamour que o espaço inspira. 
 
Para o Sambão do Povo, a Imperatriz do Forte promete levar a história do Parque e de seus frequentadores e trabalhadores. Também estarão bem representadas na avenida a bela arquitetura francesa, bem como a fauna e a flora do famoso Parque Moscoso.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/