Terça, 16 Abril 2024

Oficinas gratuitas de audiovisual para mulheres realizam inscrições até terça

Oficinas gratuitas de audiovisual para mulheres realizam inscrições até terça

O projeto Remonta está com inscrições abertas para cinco oficinas técnicas de audiovisual que serão realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Goiabeiras; no Museu Capixaba do Negro (Mucane), Centro de Vitória; e no Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra. As atividades são gratuitas e têm como público-alvo principalmente mulheres cis e trans, além de homens trans. Todos os cursos vão oferecer certificado aos participantes. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março, neste link


Na Ufes será realizada a oficina de Acústica e Captação de Som Direto e a de Edição de Diálogos. No Mucane serão as de Assistência de Câmera e Iluminação e Noções Básicas de Elétrica. A oficina de Interpretação para Cinema será ministrada no Centro Cultural Eliziário Rangel. Cada uma oferece um total de 15 vagas. 


O Remonta busca ressignificar o papel das mulheres dentro das equipes de produção do audiovisual. Uma das primeiras funções delas no cinema foi no processo de montagem, um trabalho que exige muita paciência e técnica, porém, invisibilizado, assim como tantas outras funções realizadas por mulheres. Para mudar esse cenário é preciso voltar ao início e propor uma remontagem. O projeto é uma atividade proposta e realizada inteiramente por mulheres atuantes na área de cinema e audiovisual no Espírito Santo, que conhecem as dificuldades existentes nessa realidade e atuam para transformá-la.


“Nós queremos criar um espaço de encontro, formação e visibilidade para as trabalhadoras no audiovisual. Durante o processo de formação da equipe do Remonta, percebemos que muitas de nós estávamos pensando iniciativas parecidas e quando descobrimos resolvemos unir forças. Essa necessidade veio muito por conta do incômodo se estar quase sempre em ambientes majoritariamente formados com homens e pela dificuldade de conseguir também ajudar na inserção de novas mulheres no setor”, complementa Maria Grijó, uma das organizadoras do Remonta.


Dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) indicam que em 2016 (últimos divulgados) foram produzidos 142 longa-metragens no país lançados comercialmente em salas de exibição. Destes, 75,4% tiveram homens brancos na direção, enquanto 19,7% foram feitos por mulheres brancas, 2,1% por homens negros e nenhum por mulheres negras. No Espírito Santo, um levantamento da realizadora Maria Grijó com dados dos editais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) de 2009 a 2016, indicou que 86% dos recursos públicos foram para filmes dirigidos por homens.



Programação das oficinas


Oficina Acústica e Captação de Som Direto: ministrada pela técnica de som Carol Barranco (SP), vai abordar os fundamentos básicos do som e da acústica, princípios e formas de uso de gravadores e microfones. As aulas serão divididas entre teoria e prática dentro e fora do estúdio. A oficina acontecerá de 17 a 19 de Março,  das 9h às 13h. 


Oficina Edição de Diálogos: vai apresentar princípios básicos, como sincronismo, transição de planos, organização da sessão de protools e inteligibilidade dos diálogos. O curso será ministrado por Simone Alves (SP), que é graduada em Engenharia Elétrica e possui especialização em Som na Escuela Internacional de Cine y TV (Cuba). As aulas serão divididas entre teoria e prática. A oficina acontecerá entre os dias 17 e 19 de março, das 14h às 16h. 


Oficina Assistência de Câmera: vai apresentar as funções do 1º e do 2º assistente de câmera e a relação desses assistentes com a direção de fotografia e com outros departamentos. O curso será ministrado por Ana Carolina Nascimento (RJ/ES), que é formada em Cinema e atua há três anos como assistente de câmera no mercado carioca. As aulas serão divididas entre teoria e prática. A oficina acontecerá entre os dias 17 a 19 de março, das 9h às 18h.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/