Quarta, 08 Mai 2024

Festa Pomerana acontece neste domingo pela internet

Banda_Bier-Herr__Festa_Pomerana_divulgacao Divulgação

Mantendo a tradição de mais de três décadas, a popular Festa Pomerana de Santa Maria de Jetibá (região serrana do Estado) também deu um jeito de se adaptar para não deixar de acontecer nos tempos de isolamento social por conta do novo coronavírus. Neste domingo (3), às 17h, a banda germânica do município Bier Herr estará ao vivo em seu canal no YouTube para animar os amantes da típica festa que celebra a emancipação do município mais pomerano do Brasil.

"A Festa Pomerana é sempre um momento do ano muito esperado pelos santamarienses. É um evento que evidencia o quanto a cultura pomerana é presente e importante na nossa vida", disse Sarah Stuhr, organizadora do evento on-line, que além do caráter cultural também terá cunho social, estimulando as doações para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Maria.

Criada em 2018, a Bier Herr se define como a maior banda germânica do Espírito Santo, contando com 14 integrantes com instrumentos como guitarra, baixo, bateria, teclado e ainda três trombones, três trompetes e saxofone, mantendo a tradição dos instrumentos de sopro que marcam a música germânica. Ainda acompanham duas dançarinas interpretando bailes típicos. 

A banda vai se apresentar com formação completa, num amplo terraço da casa de um amigo. "Todos os integrantes do grupo estão respeitando as regras de precaução e vamos tocar com um distanciamento entre os músicos", afirma Vanildo Kruger, um dos integrantes da Bier Herr.

A performance não deve ser exatamente a do palco por conta das limitações em pular e dançar, especialmente as danças que envolvem contato. Mas Vanildo promete muita animação em duas horas de show com muita música e também um pouco de conversa sobre a cultura pomerana e germânica, além de uma decoração especial no ambiente onde será feita a transmissão. No repertório, alguns clássicos famosos da música típica alemã como Jetzt geht's los, Heyo heyo, Ein prosit, Zigge-zagge e outras.

Incrementando ainda mais a performance, os integrantes da agrupação vão realizar uma pequena mostra ao vivo do tradicional concurso do lenhador.

A ideia da #FestaPomeranaEmCasa surgiu após o cancelamento do evento oficial por conta do Covid-19. "A notícia de que a festa não iria acontecer, me fez querer fazer algo para não deixar passar em branco. O nosso objetivo é levar a alegria e animação da Festa Pomerana para o lar das pessoas, nesse momento de clima de tristeza e isolamento", afirmou Sarah Stuhr, sobre essa que configura a 31ª  edição do evento.

A Festa Pomerana acontece a cada início de maio e mobiliza milhares de pessoas em Santa Maria, tendo entre suas atrações shows de concertinas e bandas típicas regionais e nacionais, alvorada dos coros de metais, concurso do lenhador, encenação do casamento pomerano e apresentações dos grupos de danças, além dos desfiles com trajes típicos pelas ruas da cidade.

Com a hastag #FestaPomeranaEmCasa o objetivo é sensibilizar as pessoas para curtirem a oferta cultural e manterem o confinamento e proteção com suas famílias e também difundir desde já a cultura pomerana, postando em suas redes fotos com trajes pomeranos usando a hashtag

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

Conrado Günther Wagener em Sábado, 18 Julho 2020 16:44

Sou vidrado coma as tradições pomeranas, inclusive escrevi um livro onde faço comentários a respeito dos pomeranos, SEGREDOS DE UMA CONDESSA - EDITORA CHICO XAVIER", estou a procura do telefone de Sigmar de uma banda de Sta. Maria do Jetibá.

Sou vidrado coma as tradições pomeranas, inclusive escrevi um livro onde faço comentários a respeito dos pomeranos, SEGREDOS DE UMA CONDESSA - EDITORA CHICO XAVIER", estou a procura do telefone de Sigmar de uma banda de Sta. Maria do Jetibá.
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/