Quinta, 25 Abril 2024

Prédio do antigo Hotel Majestic será reaberto ainda este ano

hotel_majestic_CreditosAlefBet Foto: Alef Bet
O prédio do antigo Hotel Majestic, no Centro de Vitória, abrirá as portas para a comunidade ainda este ano. A Associação Alef Bet já iniciou a reforma do espaço, onde serão realizadas diversas atividades culturais e oficinas para geração de emprego e renda. A entidade, que não tem fins lucrativos, recebeu o imóvel por meio de uma concessão do Estado, através da chamada pública nº 02/2019. "Estamos muito felizes de fazer parte desta entrega para a cidade de Vitória", diz a gerente de projetos da associação, Vanessa Abreu de Souza.
Prédio do antigo Hotel Majestic. Foto: Alef Bet

A Alef Bet, informa Vanessa, é de identidade judaica. Funciona provisoriamente em uma sinagoga do Centro e foi criada em 2016. Entre as atividades desenvolvidas pela associação está o Chai Vida, iniciado durante a pandemia da Covid-19. Por meio desse projeto são distribuídas refeições de segunda a quinta para idosos em vulnerabilidade social cadastrados na entidade. Esse público também participa de rodas de conversas todas as terças e de oficinas de inclusão digital às quintas.

O projeto de distribuição de refeições será um dos primeiros a ser colocado em prática no antigo Majestic, que se chamará Casa Ayalon, palavra que em hebraico significa "abrigar a muitos". A comida será preparada na Cozinha Escola, que funcionará no primeiro andar, espaço que está sendo reformado pela Fundação Banco do Brasil e pela Alef Bet. Ambos também são responsáveis pelos projetos arquitetônicos. As reformas dos outros três andares dependem do fechamento de novas parcerias por parte da associação. 

Projeção da Casa Ayalon. Foto: Alef Bet

Na Cozinha Escola, cuja previsão é de funcionar já este ano, serão realizadas ainda oficinas de culinária. No segundo andar, a associação tem como plano realizar as oficinas socioprodutivas, que já oferece, como as de artesanato, crochê e cachos afro. No terceiro, o objetivo é fazer um núcleo artístico e pedagógico, com espaços como biblioteca e sala de informática. O último andar será destinado para as oficinas de música, que são ofertadas para crianças e adolescentes.

"Será um prédio multifuncional, com muitas oficinas e projetos", diz Vanessa. Ela explica que uma das missões da Alef Bet é a tsedaka, que em hebraico significa justiça social. "Por meio desse trabalho, queremos transformar vidas, tanto as de quem se voluntaria nos projetos, de quem oferece, quanto as de quem recebe", ressalta. O convênio de cooperação entre a associação e a Fundação Banco do Brasil, no valor de R$ 410 mil, foi celebrado nessa segunda-feira (29).

Com 1.500 m², o imóvel foi edificado em 1926, funcionando como hotel até 1964, quando passou a abrigar uma escola por alguns anos, tendo seu interior modificado para dar lugar a salas de aula. Posteriormente, foi desapropriado pelo governo estadual, permanecendo desocupado até 2018, quando chegou a abrigar uma ocupação de 15 famílias sem teto, que permaneceram no imóvel durante dois meses. Elas saíram após uma decisão judicial que determinou a desocupação e autorizou uso da força policial para reintegração de posse.

'Há horizonte melhor para o Centro'

O presidente da Associação de Moradores do Centro, Lino Feletti, acredita que o Centro de Vitória está passando por uma fase de boas perspectivas. "Há horizonte melhor para o Centro", aponta. A afirmação se baseia no fato de que o Governo do Estado está tendo "um olhar diferenciado" para a região, por exemplo, com a instalação de órgãos públicos na comunidade. A reabertura do prédio do Majestic, segundo Lino, também é bem recebida pela associação de moradores.

"O Centro foi deixado de lados nos últimos tempos. A comunidade judaica no Centro é significativa e todos que desejam contribuir para a melhoria da qualidade de vida na região são importantes", afirma.

Lino destaca, ainda, que a gestão municipal tem feito investimentos no local, como a restauração do Mercado Capixaba, cujo início será no segundo semestre deste ano.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/