Quarta, 24 Abril 2024

Rappers capixabas gravam clipe: 'Mito é o caralho'

clipe_mito2_divulgacao Divulgação/ Panela Audiovisual

LANÇAMENTOS

"Mito é o caralho!"

Divulgação/Panela Audiovisual

Um lançamento que promete agitar a semana é do rap Mito é o caralho 2", parceria de Jr. Conceito, Dudu News, Misharia e Zumbah, que virá ao ar com um clipe, lançado pelo Panela Audiovisual, na quarta-feira (14), às 18h. Não precisa nem dizer sobre quem a música fala, né? A direção do clipe é de Bocaum MC e Luiz Eduardo Neves, com apoio do Setor Proibido e produção musical de TGBlack Records.

A primeira cypher Mito é o caralho foi lançada em 2019 por Jr Conceito, Tio Don, Predador e Santo Clan. Ouça aqui.

Elem Narah revisita Madalena do Jucu

A cantora Elem Narah, capixaba radicada em São Paulo, retornou ao Estado para uma gravação muito especial. A Barra do Jucu, em Vila Velha, foi um dos cenários para a gravação de um clipe de Madalena do Jucu em nova versão fundindo congo, samba e rap. Participam como convidados um time de peso que inclui a sambista Leci Brandão, o rapper Rapadura, e os músicos Renato Casanova, do Casaca, e Fabio Carvalho, ex-Manimal. Ainda participam Emerson Xumbrega, Mestre Vitalino, Rogerinho do Cavaco e o grupo Suspeitos na Mira. O lançamento será na próxima sexta-feira (16), no canal de Elem Narah no YouTube
Divulgação

Grupo de Teatro lança série de audioficção em podcast

Inspirado em romances policiais, jogos de RPG e o universo dos games, o Grupo de Teatro Rerigtiba, de Anchieta, sul do Estado, lançou a audioficção Peregrinos, com direção e dramaturgia de Nieve Matos. A trama inclui perseguições, fugas, resgates e emboscadas, e gira em torno do embate entre dois grupos rivais, os Peregrinos e os Proprietários. A introdução e os primeiros episódios já estão disponíveis no Spotify. Ao longo deste mês, serão veiculados três novos episódios por semana, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos. Uma interessante experiência sonora e dramatúrgica.

DIVERSIDADE E TERRITÓRIOS

Mulheres e LGBTQIA+ criam Batalha das Monas

Divulgação

Mais uma batalha de rap foi criada no Espírito Santo, mas desta vez com enfoque especial. A Batalha das Monas é exclusiva para mulheres e pessoas LGBTQIA+. A ideia é abrir espaço para que elas possam se sentir mais "confortáveis" para rimar, com intuito de fortalecer sua presença na cena. A primeira edição ocorreu dia 5 de julho, próximo à pista de skate da Praça dos Namorados, Vitória, e teve como vencedora Sayra. A próxima edição já está marcada para segunda-feira (12), às 19h, no mesmo local. Desta vez, a MC campeã terá vaga automática para a seletiva "Mar de Monstros", do Canal do Dimas, e ganhará como prêmio uma tatuagem e ensaio fotográfico.

Cousa entrevistas escritores pelo Espírito Santo

A Caravana Combiousa, realizada pela Kombi literária da Editora Cousa, percorreu o território capixaba distribuindo kits de livros para bibliotecas públicas e também entrevistando escritores de várias localidades. O resultado, a websérie Fazendo literatura em..., já divulgou os episódios com Fabiani Taylor, em Piúma, e Salomão Silva Pinto, o Sossó, em Conceição da Barra. O próximo capítulo será com o irreverente grupo Facção In-versa, de Guarapari.

Live de artistas apoia Cozinha Solidária em Cariacica

"Canjerê" é o nome da live cultural realizada pelo Círculo Palmarino e o Prestativa para arrecadação de fundos para implementação de uma Cozinha Solidária em Cariacica. O evento online será domingo (11), a partir das 15h, no canal do Prestativa no YouTube. Participam Daniel Silva, Leticia Chaves, Brunu Chicho, Doriê, Afronta e Úrsula. As doações podem ser feitas por Pix, PicPay ou entrega de alimentos, mediante contato com a página @cariacicasolidaria ou pelo telefone 27 99744-6770.

Festival Identidade Regência reúne atrações musicais e audiovisuais 

Neste sábado (17), a partir das 17h, acontece o Festival Identidade Regência, realizado em formato online por moradores da vila de Regência Augusta, localizada na foz do Rio Doce, em Linhares, norte do Estado. Serão apresentados resultados de oficinas realizadas com jovens locais que resultaram em um documentário e um videoclipe. Além disso, haverá apresentação da Banda de Congo de Regência e show de Cainã e a Vizinhança do Espelho. Vai ser no canal do festival no YouTube. Segue lá!

Viana lança feira de economia criativa

Está marcado para 23 de julho, data em que o município completa 159 anos de emancipação política, o lançamento do projeto Viana CriAtiva, no entorno da Estação Ferroviária localizada em Viana Sede. Empreendedores podem se inscrever até 15 de julho para participar da feira que acontecerá até o dia 25 no local, contando com 20 barracas para expositores de arte, artesanato, design, moda, arquitetura, música, gastronomia e outros. Mais informações aqui.

Academia Cariaciquense de Letras seleciona novos membros

Estão abertas até 30 de agosto, as inscrições para ocupação de cadeiras na Academia Cariaciquense de Letras (ACL), que vai incluir membros efetivos e correspondentes (não moradores de Cariacica). Os candidatos devem reunir uma carta de motivação, currículo cultural, livros e trabalhos publicados em formato impresso ou online para a Academia Cariaciquense de Letras - A/C Marcos Bubach. O endereço é Rua Francisco de Paula Bonadiman, nº 31, Bairro: Santa Bárbara, Cariacica - ES, CEP 29.145-120. 

A entrega dos documentos, assim como a tirada de dúvidas, também pode ser feita aos membros da comissão da ACL responsável pelo edital, formada por Marcos Bubach (27 99512-2130), Elaine Sohelo (27 99909-6518) e Jacques Douglas (27 98825-5346). A seleção será feita por eleição entre os membros da ACL, em votação secreta na reunião do mês de setembro.

ESPAÇOS CULTURAIS

Espaços culturais da Secult reabrem

Hélio Filho/ Secom
Nesta semana, o governador Renato Casagrande, em companhia do secretário estadual de Cultura, Fabricio Noronha, realizou um tour pelos espaços culturais do Centro de Vitória. A caminhada marca simbolicamente a reabertura de locais gerenciados pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult), a Casa da Música Sônia Cabral, a Galeria Homero Massena e o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes). Os três locais foram reabertos recentemente com exposições e uma série de protocolos de visita. Mais informações sobre as exposições aqui.

OPORTUNIDADE

 

Bolsas para pesquisa em cineclubismo

A Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa) seleciona quatro bolsistas para projeto de curta duração de pesquisas relacionadas com acervo e memória sobre cineclubismo. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online até o dia 15 de julho. A previsão é de início em agosto de 2021. A seleção estimula a participação de pessoas com experiência em cineclubes, especialmente no Espírito Santo.

Para críticas, comentários ou sugestões, entre em contato com a coluna em

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 3

LEVI PARANHOS DA em Segunda, 12 Julho 2021 07:46

O jornal virou boca suja.

O jornal virou boca suja.
Agmarcarioca em Quarta, 14 Julho 2021 21:57

Fazer urgente exame de toxico

Fazer urgente exame de toxico
Antônio em Quinta, 15 Julho 2021 12:28

Falta de um livro para estudar, ou de um lote para capinar... Bando de gente a toa

Falta de um livro para estudar, ou de um lote para capinar... Bando de gente a toa
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/