Terça, 07 Mai 2024

Virada cultural encerra série solidária em torno da família Ortiz

Virada cultural encerra série solidária em torno da família Ortiz
Atualização: fomos informados nesta quinta-feira (12) que o serviço de entregas de marmitas orgânicas, que estava previsto para começar nessa quarta (11), teve seu início transferido para a próxima segunda-feira (16).



Para usar um adjetivo comum ao vocabulário de Marco Ortiz, a maravilhosa série de ações solidárias em torno do Restaurante Sol da Terra, iniciada em 4 de maio com um almoço, chega ao termo nesta sexta-feira (13). A partir das 17h, Ortiz reúne algumas dezenas de amigos no Virada Sol da Terra, no Teatro Carlos Gomes. E, bela novidade, anuncia o início de um serviço de entrega de marmitas orgânicas. 
 
Junto com o Almoço Sol da Terra, o Solidariedade da Terra - Barracústico, o show de Geraldo Azevedo e o Jantar Beneficente, o Virada Sol da Terra encerra uma bela história de solidariedade à família que perdeu o restaurante na tragédia de 19 de março. E o que Marco Ortiz acha disso tudo? “Maravilhoso. Senão a gente não estaria sobrevivendo. A gente só está sobrevivendo por causa disso”, emociona-se.
 


É quase um minifestival de cultura capixaba, com representantes das áreas de dança, teatro, música e literatura. E todos os convidados têm ligação com Marco Ortiz e todos de alguma forma são parte da história do restaurante. “Um evento que congrega esse naipe de estrelas é coisa rara. Vai ser histórico”, prevê.
 
O poeta Marcos de Castro, por exemplo, conhece Ortiz há uns bons 20 anos. “Ele só não conseguiu me fazer parar de comer carne”, ri-se o poeta, descrevendo com bom humor a amizade iniciada no universo artístico e que o tempo levou para o campo afetivo. “Ele é uma pessoa maravilhosa, uma referência como artista e guerrilheiro cultural. E tem aquela coisa de deixar a gente muito à vontade”, diz. 
 
A ideia do Virada Sol da Terra partiu de Dayse Mara, Simone Devens e Rita Sarmento, funcionárias da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Marco Ortiz agradeceu a benevolência do secretário de Cultura Maurício Silva em acolher o projeto.
 
Não foi tão difícil assim. O Virada Sol da Terra reafirma a importância de Marco Ortiz como empreendedor cultural, organizando festivais, reivindicando melhorias na área cultural ou, mais destacadamente, atuando no universo das artes cênicas. 
 
Ele sempre frisou: afora o objetivo de proporcionar uma boa alternativa de recarga das energias vitais, a ideia do Restaurante Sol da Terra sempre foi ser um pulsante centro cultural. 
 
E vem novidades por aí. Após o Virada Sol da Terra, Marco Ortiz vai divulgar a prestação de contas dos eventos Solidariedade da Terra e anunciar os rumos do restaurante. 
 
No entanto, a principal novidade é esta: a partir da próxima segunda-feira (16), a família Ortiz volta à ativa com um serviço de entrega de marmitas orgânicas. O delivery vai funcionar de segunda a sábado; os pedidos serão anotados entre 8h e 11h; as entregas acontecerão a partir das 11h. O preço está em fase de definição.
 
A área da abrangência ficou definida entre o Parque Moscoso e a Mata da Praia, mas, dependendo da demanda, a cobertura se flexibiliza. O cardápio do prato executivo orgânico será disponibilizado no perfil do restaurante no Facebook ou poderá ser encaminhado via email para quem solicitar. E, claro, o telefone para contato: 3223-1205. Ligue já.
 
PROGRAMAÇÃO VIRADA SOL DA TERRA
 
Área externa | 17h
 
Coletivo de Yoga na Praça Costa Pereira   
 
Área externa | 18h
 
Interferências Grafite e Hip Hop: Ficore Kabelera & Cia                                            
Companhia Folgazões de Artes
Dori Santana,
Léo de Paula 
André Favila
João Tavares 
Kakalo
Jura Fernandes
Nélio Torres
Lanches Sol na Terra à venda 
 
Área interna | 19h30
 
Música
Gean Pierre 
Cecitônio Coelho
Fabiann Ifrikan Raga
Grupo Mudando de Conversa 
Saulo Simonassi 
Marcelo Ribeiro
Lion Jump 
Carlos Papel 
Alexandre Lima 
Sol na Garganta do Futuro 
Amaro Lima 
Cantoras do Maria Maria 
Big Bat Blues Band
Tributo a Etta James
 
Literatura/Performer  
Caê Guimarães
Jace Theodoro 
Marcos de Castro 
Sueli Bispo 
Cia Fantasia de Artes Cênicas
Roberto Claudino
Marco Ortiz
 
Serviço
O Virada Sol da Terra acontece nesta sexta-feira (13), a partir das 19h30, no Teatro Carlos Gomes. Praça Costa Pereira, Centro, Vitória. Ingressos: R$ 30 (meia) e R$ 15 (meia). À venda na bilheteria do teatro ou no Ingresso.com.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/