Domingo, 28 Abril 2024

Governo inaugura Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo

Governo inaugura Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo
O governo do Estado inaugurou, nessa sexta-feira (28), o Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), localizado no bairro Mário Cypreste, em Vitória. O local tem como objetivo assegurar o atendimento rápido, individualizado e eficaz aos adolescentes aos quais se atribui a autoria de ato infracional, de forma a agilizar o atendimento.
 
O evento contou com a participação do governador Renato Casagrande (PSB) e representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, da Delegacia do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e da Defensoria Pública, além de diretores e técnicos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
 
A solenidade teve início com a apresentação musical de um grupo de sete adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), denominado “Coral Gentileza”, que apresentou o Hino do Espírito Santo e músicas tocadas em violões com a regência do professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) Flederson Tavares. 
 
“Será feito neste local um trabalho integrado, muito mais acessível e imprescindivelmente mais valoroso com relação ao serviço realizado em conjunto. O Ciase colabora com a busca de um melhor fluxo no sistema socioeducativo, facilitando o relacionamento com este adolescente e buscando impedir que não permaneça internado quando a lei não exigir. Além disso, estamos cuidando para que o socioeducando tenha mais chances de não cair na reincidência”, declarou o governador Renato Casagrande.
 
Humanidade
 
Para a diretora-presidente do Iases, Ana Maria Petronetto Serpa, o Ciase visa investir na capacidade e nas possibilidades humanas. “Com a inauguração deste espaço, previsto por lei e integrando todos esses órgãos, assegurando um serviço rápido, eficaz e de qualidade a ser prestado, estamos felizes e satisfeitos com esta grande realização. O Ciase tem potência, onde a ética terá de prevalecer para a civilidade humana ser concretizada”, disse a diretora.
 
O defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, afirmou que a defensoria cumprirá seu papel, atendendo ao adolescente e sempre tendo a preocupação para que a medida socioeducativa seja cumprida de forma correta e adequada.
 
O procurador-geral de Justiça do Estado, Eder Pontes, ressaltou a importância da inauguração de um Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo, como empreendimento moderno, eficaz, de agilidade e rapidez com que a população de modo geral necessita.
 
Integração
 
Para o delegado-geral da Polícia Civil, Joel Lyrio, o momento é de celebração. “É uma implementação de fato de uma política de integração de proteção ao adolescente, uma política de inclusão, simbolizando um grande processo”, disse.
 
“É importante que todos os órgãos estejam neste mesmo local, de forma integrada e trabalhando seriamente com o único objetivo de facilitar o atendimento dos adolescentes que forem encaminhados para o Ciase”, afirmou o juiz responsável pela coordenadoria da Infância e Juventude, da área de ato infracional e medidas socioeducativas, Vladson Bittencourt.
 
Após a solenidade, os convidados realizaram uma visita aos ambientes do prédio, onde puderam visitar os departamentos de cada órgão que está funcionando no local.
 
Ciase
 
O Ciase funcionará de forma integrada, contando com: o Poder Judiciário, por meio das Varas da Infância e Juventude; Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude; Delegacia do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle); Sesp; Defensoria Pública; e Iases.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/