Sábado, 27 Abril 2024

Lei garante reserva de vagas para candidatos negros em concursos da Prefeitura de Vitória

A prefeitura de Vitória publicou no Diário Oficial do município desta sexta-feira (21) a Lei 8.757/14, que reserva 20% das vagas em concursos públicos da Capital para candidatos negros. De acordo com a norma, poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
 
A lei estabelece também que reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três. 
 
Na hipótese de constatação falsa o candidato será eliminado do concurso e, se houver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua admissão ao serviço ou emprego público, após procedimento administrativo em que sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis. 
 
O projeto de lei que garante reserva de vagas a candidatos negros na municipalidade foi aprovado pela Câmara dos Vereadores de Vitória em 23 de outubro deste ano. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/