Terça, 23 Abril 2024

TJES realiza fórum para debater violência doméstica e familiar

A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) vai realizar, na próxima segunda-feira (24) o I Fórum Estadual sobre Violência Doméstica e Familiar, com o objetivo de debater ações para a redução dos índices de violência doméstica, principalmente contra mulheres. O Estado lidera o ranking de homicídios de mulheres, segundo o Mapa da Violência 2012, com taxa de 3,6 mortes violentas por 100 mil habitantes.

 
O Judiciário também registra altos números de processos abertos por agressões no ambiente familiar. De acordo com um levantamento feito pela coordenadoria, foram abertos nos últimos cinco anos 14.994 processos referentes a agressões contra a mulher, sendo expedidas 13.663 medidas protetivas. 
 
Vitória lidera o número de processos abertos, com 9.798 ações, seguida por Colatina, no noroeste do Estado, com 868 processos; Cachoeiro de Itapemirim, com 500; Nova Venécia, também no noroeste, com 419, e Serra com 418 abertos nos últimos cinco anos. 
 
O alto número de processos abertos por violência doméstica chama a atenção no interior do Estado. Dos cinco municípios com maior número de processos abertos, três são do interior do Estado e dois da Grande Vitória. 
 
Exemplo do alto número de processos abertos por violência doméstica é o  município de Pinheiros, no norte do Estado, conhecido por sofrer com violência crônica, que destoa do número de habitantes, que é de pouco mais de 25 mil. Neste município há cerca de 10 mil mulheres e a taxa projetada de homicídios dentre esta parcela da população é de 25 por grupo de 100 mil mulheres, número superior ao dos municípios da Grande Vitória.
 
O número de processos abertos em Pinheiros, relativo à violência contra a mulher, também impressiona. Foram 181 processos abertos nos últimos cinco anos. Para termos de comparação, o município de Cariacica, que tem vara conjunta com Viana, registrou 111 processos abertos no mesmo período. 
 
O município de Montanha (norte do Estado), vizinho a Pinheiros, também impressiona pelo número de processos. Foram 184 processos abertos nos últimos cinco anos. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/