Sábado, 20 Abril 2024

Bolsa Família registra acompanhamento de 92,9% dos estudantes beneficiados pelo programa no Estado

Bolsa Família registra acompanhamento de 92,9%  dos estudantes beneficiados pelo programa no Estado
Durante os meses de agosto e setembro o Bolsa Família acompanhou 92,9% dos mais de 257 mil alunos da rede pública beneficiados pelo programa no Estado. Destes, 239.548 mil tiveram suas informações cadastrados pelo Sistema Presença, do Ministério da Educação (MEC) e 226.239 (94,4%) cumpriram com a  frequencia exigida para garantir o benefício às famílias.  
 
Em todo o País, garante o governo Federal, cerca de 16 milhões de crianças e jovens beneficiários do programa tiveram a frequência escolar registrada de forma individualizada, resultando no maior número de estudantes acompanhados desde que o sistema de freqüência foi implantado. 
 
No Brasil, o acompanhamento alcançou o índice recorde de 90,8% na frequência escolar de mais de 15,9 milhões de alunos da rede pública com idade entre seis e 17 anos. Do total de estudantes acompanhados, 94,4% (15.028.597) cumpriram a frequência escolar exigida pelo Bolsa Família.
 
O resultado é o melhor desde 2006, quando foi implantado o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), responsável pelo registro da frequência dos alunos nas escolas.
 
“Esse resultado impacta positivamente nos índices de permanência e aprovação dos alunos beneficiários do Bolsa Família, que têm se mostrado mais elevados que os da média dos alunos da rede pública de ensino”, afirma o diretor de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Daniel Ximenes.
 
Na Grande Vitória, informa o governo federal, o resultado também é positivo. Somente na Capital, que possui 14.408 mil alunos beneficiados, 13.801 mil alunos tiveram a frequência cadastrada pelo Sistema Presença do MEC e, destes, 95,37% cumpriram a frequência escolar exigida pelo programa. O restante de alunos que não foram acompanhados, explica o MEC, não representa, entretanto, alunos que não frequentam a escola. 
 
Em Vila Velha, dos 19.436 alunos beneficiados, 17.701 tiveram a frequencia registrada pelo Sistema Presença do MEC e, destes, 91,81% cumpriram a frequencia escolar exigida. Nos municípios da Serra (28.983 beneficiados) e Cariacica (24.177 beneficiados), 28.021 e 23.788 mil alunos, respectivamente, foram acompanhados pelo Sistema Presença, alcançando mais de 96% de cumprimento da freqüência escolar. 
 
Já em Viana, onde o número de beneficiados é o menor da Grande Vitória (4.303), o número de alunos acompanhados foi de 3.767 (87,64% dos beneficiados), comprovando que 88,13% destes alunos também cumpriram a frequencia escolar exigido pelo Programa Bolsa Família. 
 
Segundo o diretor do Programa, o bom  resultado do acompanhamento escolar dos alunos do Bolsa Família  mostra o alcance do programa, cujo sucesso está atrelado, ente outros fatores,  ao cumprimento de compromissos nas áreas de educação e saúde. 
 
Para uma família receber o benefício, explicou ele,  os filhos devem estar matriculados na escola pública e manter frequência escolar mínima de 85% para os estudantes de 6 a 15 anos, e de 75% para os de 16 e 17 anos.
 
O acompanhamento da frequência escolar é feito a cada dois meses pelo Ministério da Educação, com o apoio do MDS, em parceria com as áreas de educação dos municípios, dos estados e do Distrito Federal. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/