Sexta, 26 Abril 2024

Câmara repudia a não abertura de matrículas no ensino noturno

A Câmara de  Santa Maria de Jetibá, região serrana do Estado, repudia a não abertura de matrículas no ensino noturno nas escolas estaduais do município no atual ano letivo. A condenação ao governo Paulo Hartung na área da educação no município foi aprovada com oito votos dos vereadores. 
 
Cinco, porém, abandonaram os estudantes à própria sorte, ficando com o governo: Três votaram contra, e houve uma abstenção, além do presidente da Câmara, Adilson Espindula (PTB), que só vota em caso de empate, que afirmou ser contra a moção de repúdio.
 
 
A Câmara de Santa Maria de Jetibá discutiu o tema na noite desta segunda-feira (19), informou o professor Swami Cordeiro Bérgamo, que trabalha na comunidade local.
 
Ele registrou em mensagem nesta terça-feira (20) que a votação na Câmara Municipal expressa a indignação  da população de Santa Maria de Jetibá com o governo estadual  por este não ter aberto matrícula para o ensino médio regular noturno no município em 2018, como ficou acertado com a comunidade. 
 
O placar
 
Os oito vereadores que votaram pelo repúdio à atitude do governo são: Arlindo Repke (PDT), Clóvis Braun (PMN), Florentino Lauvers (DEM), Hilário Boening (MDB), Joel Ponath (PSD), Rogério Gums (PV), Valdevino Manske (MDB) e Adair Lucht (DEM).
 
Três vereadores de Santa Maria de Jetibá votaram contra a moção de repúdio, se colocando ao lado do governo e contra os interesses da população. Votaram contra Álvaro Roberto Gonçalves (PSB), Jean Jaques Lauvers (PTB) e Nelson Miertschink (PR). Quem ficou em cima do muro, se abstendo, foi o vereador Elmar Francisco Thom (PSC). Ironicamente, os vereadores se dizem favoráveis aos estudantes. 
 
Já o presidente da Casa, Adilson Espindula (PTB), que só vota em caso de empate, sem nenhuma cerimônia se  declarou contra a moção, embora tenha proposto a formação de uma comitiva para se reunir com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e com o governador Paulo Hartung nesta semana.
 
História 
 
As pessoas da comunidade formaram o Movimento em Defesa da Educação Pública de Santa Maria de Jetibá. Eles criticaram a decisão do governador Paulo Hartung em relação ao tema. “Não atende à determinação judicial e mantém a restrição de direitos. Até o momento, o governo não abriu as matrículas onde prometeu. Portanto, nossa luta deve continuar!”, afirmam em texto.
 
A comunidade vem sendo respaldada na sua luta pela reabertura do ensino médio noturno pelo promotor Helder Magevski de Amorim. A Promotoria do MPES foi acionada pelo professor Swami Cordeiro Bérgamo. 
 
Em ação feita pela Promotoria, o juiz Marcelo Soares Gomes nomeia as escolas estaduais que terão de reabir o ensino médio noturno: EEEFM Graça Aranha, EEEFM São Luis (ambas na sede deste município), EEEFM Frederico Boldt (localizada em Caramuru), EEEFM Alto Possmoser e EEEM Francisco Guilherme (localizada em Garrafão). Também determina que o governo disponibilize o aparato necessário para a realização das aulas, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/