Quinta, 28 Março 2024

Chapa 3 vence eleições da entidade que representa os professores da Ufes

Chapa 3 vence eleições da entidade que representa os professores da Ufes

A chapa 3, Adufes Propositiva e Plural, venceu as eleições para a entidade de classe dos professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Associação dos Docentes da Ufes - Adufes. O resultado foi divulgado na tarde dessa quinta-feira (28), quando a comissão eleitoral realizou a apuração dos votos.


A apuração para a diretoria totalizou 679 votos válidos. Houve ainda três votos em branco e três nulos. A chapa vencedora recebeu 176 votos a mais do que a chapa 1- A Luta é aqui! A luta é agora! e 330 votos a mais que a Endireita Nadufes.  A nova diretoria, que tomará posse no próximo dia nove de dezembro, terá mandato para o biênio 2019-2021. 


As eleições ocorreram na última quarta-feira (27), e na avaliação da Comissão Eleitoral, o pleito foi transparente e ocorreu dentro da normalidade.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Sonia Lopes, a eleição movimentou todos os campi da Ufes. “Foi uma eleição positiva e o alto índice de comparecimento dos docentes associados revelou o interesse da categoria pelos debates do sindicato". 


Também foram eleitos os conselheiros para os 11 centros da universidade.  



Prioridades da nova gestão

 

O Programa da Chapa 3 aponta, entre as prioridades da nova gestão, a luta por salário, carreira e condições de trabalho; implementação de uma política de sindicalização e revitalização do sindicato; a luta intransigente pela paridade salarial entre docentes aposentados e em exercício, fortalecimento da luta pelo SUS e Hucam como hospital-escola a serviço do ensino, da pesquisa e  da extensão; atendimento das demandas específicas da categoria e incentivo à organização sindical local nos campi de Alegre, São Mateus e Maruípe; e a articulação com as demais entidades da comunidade acadêmica e com outros sindicatos e movimentos sociais.


A chapa 3, presidida por Ana Carolina Galvão (CE), conta com ainda com Aline Bregonci (CCAE) na vice-presidência, Junia Zaldan (CCHN) na secretaria-geral, Nelson Figueiredo (CEFD) na tesouraria, além de Daniela Zanetti (CAr) como 1ª secretária, Fernanda B. Chiote (Criarte) como 1ª Tesoureira, Davidson Cury (CT), 1º suplente, Keli Xavier Silva (Ceunes), 2ª suplente, Edson Cardoso (CT, aposentado), 3º suplente, e Marlene Cararo (CE, aposentada), 4ª suplente.


Eleições para reitoria


No início deste mês, foi divulgado, por sua vez, o resultado para eleição da reitoria da universidade. A professora do departamento de Enfermagem e vice-reitora, Ethel Maciel, foi a vencedora da consulta informal da eleição. Compondo a Chapa 2 - Juntos Pela Ufes, com o professor Roney Pignaton na vice, ela teve ampla vitória entre docentes e estudantes, embora entre os técnicos administrativos a Chapa 1, representada por Gláucia Abreu e Alvim Borges, tenha conseguido leve vantagem.

 

A chamada Pesquisa Informal à Comunidade Acadêmica foi realizada de forma não-oficial sob coordenação de um grupo de professores, alunos e servidores da Ufes, que promoveu além da consulta debates entre as chapas concorrentes. Foram inscritos apenas as duas chapas, já que a pré-candidata Surama Freitas, que lidera o grupo Nosso Partido é a Ufes, optou por não participar da consulta, pelo fato de não ser obrigatória nem vinculativa, já que o resultado final será definido pelo Colégio Eleitoral, composto por integrantes dos três Conselhos Superiores da Universidade, que indicam uma lista de três candidaturas, sendo que uma delas será sancionada pelo presidente da República.


Agora, os olhos se voltam definitivamente para o Colégio Eleitoral, que deve realizar sua votação na próxima quinta-feira (5). Ao que tudo indica, amplificado pelo resultado das urnas, Ethel é franca favorita para ser a mais votada entre os indicados pelo voto indireto dos integrantes do Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Curadores.


RESULTADO DA ELEIÇÃO DIRETORIA ADUFES:


Chapa 1: A Luta é aqui! A luta é agora! - 219

Chapa 2: Endireita Nadufes - 65

Chapa 3: Adufes Propositiva e Plural - 395

Brancos: 3

Nulos: 3

Votantes: 685.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/