Sexta, 29 Março 2024

Escola do campo é reaberta em Pinheiros

Escola do campo é reaberta em Pinheiros
Já era noite quando o prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro da Silva (PRB), se dignou a conversar com a comissão que o aguardava desde o início da manhã no prédio da prefeitura. Em pauta, a reabertura da Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental (EMUEF) Córrego Santa Rita, na zona rural do município, localizado na região norte do Espírito Santo.



Entre familiares de alunos, membros de sindicatos, associação de moradores, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Via Campesina e vereadores, cerca de trinta pessoas passaram o dia na sede do Executivo e, àquela altura, já contavam com colchões, agasalhos e alimentos trazidos por apoiadores da causa da comunidade, que tem mais de 200 moradores.



Por volta das 20h, finalmente o prefeito se faz presente e, ao final da conversa, se comprometeu a reabrir a escola. Na ocasião, foi constituída uma comissão da comunidade para acompanhar os desdobramentos, juntamente com a Secretaria e o Conselho municipais de Educação, a Câmara de Vereadores e o Comitê de Educação do Campo.



Na manhã desta quinta-feira (3), o transporte escolar já havia voltado a funcionar, após uma semana de paralisação, quando ficou vigente o fechamento da Emuef Santa Rita e a transferência dos alunos, professora e servente para uma outra escola municipal, na comunidade de Água Limpa, a 14 km de distância.



Nesse período, os familiares se recusaram a enviar seus filhos e dois dos três professores, mais a servente, continuaram trabalhando, voluntariamente, para que as crianças não perdessem conteúdo.



“Esperamos que agora volte mesmo tudo ao normal”, disse a professora Arlene Viana Rocha do Nascimento.



Durante a mobilização em favor da reabertura da escola, os manifestantes deixaram claro que a luta é em favor da Educação do Campo de todo o município – que já teve outra escola fechada na zona rural – e do Espírito Santo, onde o governador Paulo Hartung já fechou mais de 40 escolas desde que assumiu o Palácio Anchieta. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/