Sexta, 29 Março 2024

Professores de Vila Velha vão permanecer em greve parcial até o recesso

Os professores da rede municipal de Vila Velha permanecem em greve parcial, iniciada nessa quinta-feira (4), e devem se reunir em assembleia assim que voltarem do recesso escolar, que tem início na próxima semana. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sindiupes) também aderiu à greve geral marcada para a próxima quinta-feira (11), portanto, as escolas não devem funcionar. 
 
Na greve parcial, as aulas nos três períodos serão iniciadas mais tarde, sendo às 9h10 no matutino; 15h10 no vespertino e 20h10 no noturno. A motivação é a falta de compromisso da prefeitura com o magistério, firmado pela Carta Compromisso com a Educação de Vila Velha, assinada pelo atual prefeito do município, Rodney Miranda (DEM), quando ainda era candidato, em 23 de outubro de 2012. 
 
Neste ano, os professores da rede de Vila Velha não tiveram reajuste salarial, nem a reposição da inflação do período, o que é um fato inédito. 
 
Aderiram ao movimento cerca de 80% dos professores da rede, que pleiteiam, além do reajuste salarial, benefícios como o auxílio alimentação, vale transporte e plano de saúde.
 
Também fazia parte da Carta Compromisso, a realização de eleição direta para diretor de escola, que já vem sendo buscada pelos professores há diversas gestões. No entanto, até o momento não houve qualquer sinalização por parte da prefeitura de que o pleito será realizado 
 
A categoria se indigna ainda mais com a administração municipal por conta das alegações de dívidas da gestão anterior para a não apresentação de índice de reajuste. A prefeitura do município sequer apresentou índice de reajuste compatível com a inflação do período.
 
O Sindiupes também reclama da falta de transparência da prefeitura, já que não foi dada nenhuma resposta ao ofício enviado pela entidade que solicita as receitas e gastos totais com pessoal, o que inviabiliza uma análise com dados desagregados das finanças do município. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/