Terça, 14 Mai 2024

Justiça Federal condena ex-prefeito por envolvimento com Máfia dos Sanguessugas

 

A Justiça Federal no Espírito Santo condenou, nessa quarta-feira (8), o ex-prefeito de Itaguaçú (região serrana), José Hanstenreiter, ao pagamento de multa no valor de R$ 113 mil por envolvimento no esquema de licitações para compra de ambulância, mais conhecido como a “Máfia dos Sanguessugas”. O juízo acatou a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF). O valor da multa é o dobro do dano causado ao patrimônio público com o superfaturamento na compra do veículo para o município.

Segundo informações do MPF, Hanstenreiter é o quarto ex-prefeito capixaba a ser condenado por improbidade administrativa por envolvimento no esquema. Também foram condenados, os ex-prefeitos de Pinheiros, Gildevan Fernandes - deputado estadual pelo PV e candidato ; Orly Miguel dos Santos (Santa Teresa) e Domingos Malacarne Sobrinho (São Domingos do Norte).



Ao todo, o MPF ofereceu 21 ações de improbidade relacionadas à Máfia dos Sanguessugas, sendo 18 delas contra ex-prefeitos capixabas. Tramitam ainda outras três ações civis públicas que tratam do suposto envolvimento de ex-deputados federais com o esquema por meio da liberação de emendas parlamentares.



Na denúncia, os procuradores da República sustentam que o esquema utilizava de forma irregular verbas públicas federais destinadas à saúde. Os envolvidos fraudavam processos licitatórios para a aquisição de unidades móveis de saúde (ambulâncias) e de equipamentos médicos e odontológicos.



A estratégia era sempre a mesma: as prefeituras recebiam recursos da União a partir de emendas parlamentares e direcionavam as licitações para garantir o superfaturamento na aquisição do material. 

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/