Quarta, 15 Mai 2024

OAB-ES: aberta disputa pelo comando da seccional e subseções

A seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) deu início às eleições para o comando do Conselho Seccional e das 16 subseções espalhadas pelo Espírito Santo. Na principal disputa, a chapa do atual presidente Homero Junger Mafra vai medir forças com a chapa oposicionista, encabeçada pelo advogado André Luiz Moreira – que foi derrotado por Homero no último pleito. A disputa marcada para o próximo dia 29 opõe os dois principais grupos hoje na Ordem.  



Segundo informações da OAB-ES, a chapa de situação, batizada novamente como “A Voz do Advogado”, foi a primeira a ser registrada, ainda na tarde dessa segunda-feira (29). A chapa é encabeçada pelo atual presidente Homero Mafra. A direção ainda é composta pelos advogados Flávia Brandão Maia Perez (vice-presidente), Délio José Prates do Amaral (secretário-geral), Maria Madalena Selvatici Baltazar (tesoureira) e Luciano Rodrigues Machado (secretário-geral adjunto). 



A chapa de situação indica os nomes de Djalma Frasson, Luiz Cláudio Silva Allemand e Setembrino Idwaldo Netto Pelissari para o Conselho Federal da OAB. Outro posto importante na chapa é a Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES), cuja indicação para a presidência ficou com o advogado Carlos Augusto Alledi de Carvalho, que atualmente já é presidente o órgão. 



A chapa oposicionista “Por uma Ordem dos Advogados” foi apresentada na tarde dessa terça-feira (30). Formada por membros da chapas derrotadas nas eleições anteriores, o grupo se reúne em torno do nome do advogado André Luiz Moreira como candidato à presidência. A direção ainda reúne: Ubaldo Moreira Machado (vice-presidente), Gilmar Zumak Passos (secretário-geral), Christiano Augusto Menegatti (tesoureiro) e Lorena Melo Oliveira (secretária-geral adjunta). 



Para as três vagas no Conselho Federal, a chapa de oposição indicou os advogados Carlos Magno Gonzaga Cardoso – que participou das últimas eleições, ficando na segunda colocação –, Carlos Alberto Pimentel Uggere e Francisco de Assis Araújo Herkenhoff. Já o nome escolhido para disputar a Caixa de Assistência foi o da advogada Márcia Maria de Araújo Abreu. 



Chama a atenção que a chapa indica a deputada estadual Aparecida Denadai (PDT) como conselheira federal suplente. Outra figura política presente é a ex-deputada Brice Bragato (Psol) que disputa uma cadeira no Conselho Regional. 



Disputa em subseções agita eleições 



Além do Conselho Seccional, os advogados de fora da Capital vão às urnas para a escolha dos representantes nas 16 subseções da OAB-ES. Foram registrados dentro do prazo legal 21 pedidos de inscrição de chapas concorrentes às diretorias das regionais. Uma das principais deve acontecer em Vila  Velha, onde duas chapas vão rivalizar os votos da principal subseção da Ordem. 



Em Vila Velha (8ª subseção) disputam as chapas “Oitava Subseção em Ação”, encabeçada pelo advogado Ricardo Ferreira Pinto Holzmeister e “A Vez do Advogado - Recicla Vila Velha”, que tem o advogado Gustavo Bassini Schwartz como candidato à presidência. Em Cariacica (11ª Subseção) disputam as chapas “Advocacia e Cidadania” (encabeçada por Aloísio Lira) e “Novos Rumos” (Michelle Guasti de Jesus). 



Outras disputas polarizadas devem acontecer nas subseções de Colatina (1ª subseção) entre as chapas “Ordem Atuante” (Martiniano Lintz Junior) e “A Ordem é dos Advogados” (Gleide Maria de Melo Cristo); em Linhares (3ª subseção) entre as chapas “A Ordem é Avançar” (José Massucati) e “Nova Ordem” (Oswaldo Ambrózio Júnior); e Itapemirim (10ª subseção) entre as chapas “Azul Vitória” (Maurício dos Santos Galante) e “Renovação” (João Luiz Rocha da Silva).



As eleições em outras onze subseções terão chapa única: Cachoeiro de Itapemirim (2ª subseção) com a chapa “Integração” (Robson Louzada Teixeira), Guarapari (4ª subseção) com “OAB Forte” (Jedson Marchesi Maioli), Barra de São Francisco (5ª subseção) com a chapa “Experiência e Compromisso” (Mauly Martins da Silva), Guaçuí (6ª subseção) com “Ética e Cidadania” (Aurélio Fábio Nogueira da Silva), Alegre (7ª subseção) com “União e Progresso” (Celso Piantavinha Barreto) e Castelo (9ª subseção) com a chapa “União” (Artur Mendonça Vargas Junior). 



Fazem parte deste rol de disputas com chapas únicas, as eleições em São Mateus (12ª subseção) com a chapa “Avançar com Justiça (Fernando Brasil Oliveira), Aracruz (13ª subseção) com “Aracruz Unida” (Wellington Ribeiro Vieira), Ibiraçu (14ª subseção) com a chapa batizada de “Ética e Prerrogativas” (Alécio Jocimar Fávaro), Nova Venécia (15ª subseção) com “Consenso na Ordem” (Leonardo Guimarães) e Iúna (16ª subseção) com a chapa “Em Nome da Justiça” (Nilton Martins Figueiredo). 



As eleições da OAB-ES serão realizadas no dia 29 de novembro, das 9 às 17 horas. O voto é obrigatório e quem estiver impedido de comparecer deve justificar a sua ausência. Em Vitória, a votação será nos salões anexo do Alice Vitória Hotel, à Rua Coronel Vicente Peixoto, 95, Centro (próximo à sede da Seccional). No interior, os locais de votação estão sendo divulgados no site da OAB-ES (www.oabes.org.br).

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/