Quinta, 25 Abril 2024

Processo seletivo da Fundação Inova é denunciado ao Ministério Público

hospital_antonio_Bezerra_CreditosDivulgacao Sesa

Um aprovado no processo seletivo da Fundação Inova Capixaba entrou com denúncia no Ministério Público Estadual (MPES) solicitando a averiguação da convocação dos trabalhadores que participaram da seleção. Segundo ele, que concorreu a dois cargos e não quis se identificar, as pessoas não estão sendo chamadas por ordem de classificação. 

"No caso do cargo de analista financeiro, foram chamados dois candidatos, que são o primeiro colocado e o 11º. No de assistente administrativo financeiro, foram convocados a primeira colocada e o oitavo", aponta. Posteriormente, segundo o aprovado, chamaram o 10º colocado para o cargo de analista financeiro. 

O processo seletivo, cujo edital foi divulgado em novembro, foi realizado por meio do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). Teve como objetivo a formação de cadastro de reserva para atender o hospital Antônio Bezerra de Faria pela Inova e a possibilidade de a mesma assumir a gestão de outras unidades de saúde. "As pessoas estão se sentindo lesadas, desacreditadas. Não sou somente eu, outras pessoas estão reclamando", diz o aprovado. 

Procurada por Século Diário, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a Inova "informa que foi notificada pela falha na divulgação dos convocados" e que "durante a primeira fase da seleção, ocorrida virtualmente na plataforma do Ibade, os candidatos anexaram comprovantes de títulos e experiências, e preencheram em campos determinados suas 'autopontuações' baseadas em suas interpretações pessoais acerca do edital e o critério de desempate foram as idades".

A Inova prossegue dizendo que "assim que a primeira lista foi divulgada, já nas primeiras entregas de documentações para conferências, o instituto apontou que o nível de compreensão do edital por parte dos candidatos foi baixa, que erraram nas pontuações de suas autodeclarações. Deste modo, grande parte dos primeiros convocados precisaram ser reclassificados em nova avaliação dos documentos realizada pelo Ibade, que subsidiou as posteriores convocações".

A Inova diz ainda que "a lista de reclassificação não foi publicada pelo instituto avaliador até o momento. O Ibade já foi notificado pela Inova Capixaba para que publique a reclassificação, mas até o momento não houve resposta. A fundação segue aguardando a divulgação por parte do Ibade para justificar as atuais convocações".

Inova no Hospital Estadual Central

Nessa terça-feira (15), o Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória, passou a ter a prestação de serviços em saúde administrada pela Inova Capixaba, após o fim do contrato da Sesa com a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), que atuava na unidade desde 2011 como Organização Social (OS). A Inova também se prepara para gerir o hospital Antônio Bezerra de Farias, em Vila Velha.

Em outubro o Sindicato dos Servidores da Saúde do Espírito Santo (Sindsaúde-ES) chegou a fazer uma agenda de mobilizações contra a Inova. A entidade criticou o recurso destinado pelo governo Renato Casagrande (PSB) à fundação pública de direito privado, a falta de garantia de que os servidores permanecerão em seu atual local de trabalho, e a realização de processo seletivo simplificado para contratação de pessoal.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários: 2

Leda Rodrigues Coelho em Domingo, 20 Dezembro 2020 09:22

Não concordo isso é uma vergonha....

Não concordo isso é uma vergonha....
Sayonara Schmitt Pereira em Quarta, 20 Janeiro 2021 15:21

boa tarde,
Estou participando de pro. seletivo do Inst. IBADE para hospital em V.\v.. em 16/01/21(sábado) apresentei meus documentos conforme solicitação deles e no dia 18/01/21 o resultado saiu ok, porém ontem vi que não fora convocada para nova apresentação de documento, enviei mensagem ao IBADE, porém não responderam. Hoje percebi que retiraram mue nome da listagem do dia 18/01, porém eu salvei a listagem e meu nome está lá. hoje também saiu a listagem com a pontuação de todos os candidatos - até dos que faltaram no dia 16/01/21 e para minha surpresa, meu nome não está lá. não sei por que estão me excluindo do processo seletivo.
estão agindo como se eu nunca tivesse participado desse processo,,, e nao é o caso de digitarem errado por que meu nome estava lá e eles o retiraram como se eu nunca houvesse participado do processo. enviei manifestação ao MP
minha inscrição:2622289 - 2020-REDE INOVA VV
Sayonara Schmitt Pereira - cargo: Assistente Social

boa tarde, Estou participando de pro. seletivo do Inst. IBADE para hospital em V.\v.. em 16/01/21(sábado) apresentei meus documentos conforme solicitação deles e no dia 18/01/21 o resultado saiu ok, porém ontem vi que não fora convocada para nova apresentação de documento, enviei mensagem ao IBADE, porém não responderam. Hoje percebi que retiraram mue nome da listagem do dia 18/01, porém eu salvei a listagem e meu nome está lá. hoje também saiu a listagem com a pontuação de todos os candidatos - até dos que faltaram no dia 16/01/21 e para minha surpresa, meu nome não está lá. não sei por que estão me excluindo do processo seletivo. estão agindo como se eu nunca tivesse participado desse processo,,, e nao é o caso de digitarem errado por que meu nome estava lá e eles o retiraram como se eu nunca houvesse participado do processo. enviei manifestação ao MP minha inscrição:2622289 - 2020-REDE INOVA VV Sayonara Schmitt Pereira - cargo: Assistente Social
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/