Sábado, 20 Abril 2024

Dia Mundial da Limpeza terá ações online no Espírito Santo

dia_mundial_da_limpeza_facebook_teoria_verde Facebook/ Teoria Verde

Pela terceira vez, o Espírito Santo vai participar do Dia Mundial da Limpeza, atividade que é considerada a maior ação cívica de voluntários do mundo, envolvendo atividades em mais de 180 países do globo terrestre. A organização já teve início no Estado para preparar ações para o dia 19 de setembro.

Um dos articuladores da iniciativa no Espírito Santo, Ewerton de Andrade Pereira, explica que desde antes da pandemia do coronavírus, o objetivo para 2020 era conscientizar sobre os cuidados que podem ser tomado no entorno em que cada pessoa vive, sobretudo a partir de sua própria casa, para contribuir com o meio ambiente.

A proposta também é fomentar atividades que possam ser permanentes e não apenas de um dia. O lema em português para este ano é #EuCuidoDoMeuQuadrado, adaptando o chamado também para as atividades e mobilizações pela internet, já que com a Covid-19 fica difícil, ao menos no Brasil, saber se seria possível alguma atividade presencial na data.

Nos anos anteriores, foram realizados mutirões de limpeza em diversos municípios capixabas, somando 27 atividades durante 24h no Estado em 2019. O Brasil foi o décimo país que mais mobilizou voluntários nas jornadas do ano passado, com mais de 300 mil pessoas envolvidas. A nível mundial, a estimativa é de cerca de 20 milhões de envolvidos em cerca de 180 países.

A organização do Dia Mundial da Limpeza aponta números contundentes: 4 bilhões de toneladas de lixo são depositados de forma indiscriminada no planeta anualmente e 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos, de modo que existe a assustadora previsão de estudiosos de que em 2050 haja mais plástico do que peixes nos mares do mundo.

Para preparar ação, o site oficial no Brasil permite cadastramento para pessoas interessadas em ser voluntários ou líderes nos processos de organização a nível local. Ewerton conta que as reuniões já começaram no Espírito Santo, que este ano está tendo mais tempo de organização que nas últimas edições. Os novos voluntários recebem um treinamento com mais informações. Ele destaca o trabalho intersetorial desenvolvido no Estado, conseguindo articular diferentes pessoas e entidades e temáticas relacionadas com o objetivo do evento.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/