Sexta, 19 Abril 2024

Feira virtual fortalece integração campo-cidade por alimentos saudáveis

agricultora_rede_bem_viver MPA
Agência Senado
A coordenação capixaba do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA-ES) realiza, na próxima segunda-feira (3), por meio da Rede Bem Viver, uma feira virtual para divulgação da produção camponesa do Espírito Santo. O evento terá início às 18h30, com diálogos sobre agroecologia, apresentações culturais e venda online de produtos do interior do Estado. A ação fortalece a integração campo-cidade por alimentos saudáveis, livres de venenos.

O evento será realizado por meio da plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo canal do MPA nacional no YouTube. Serão 16 expositores e 90 vagas para pessoas que queiram interagir e fazer perguntas ao final das apresentações. As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário online

A feira contará com pequenos produtores do Espírito Santo e integrantes de comunidades tradicionais, que poderão expor os próprios modos de produção e divulgar o trabalho. "É um momento para que eles possam mostrar o seu jeito de ser, de viver, de produzir, além de falar um pouco das dificuldades e desafios que enfrentam", explica o coordenador da direção estadual do MPA, Leomar Lírio.

Essa é a primeira edição de quatro feiras que serão realizadas pela Rede Bem Viver. O projeto é realizado por meio da Lei Aldir Blanc, que apoia iniciativas voltadas para a cultura.

"É uma oportunidade das pessoas da cidade entenderem que existe todo um processo de produção, uma cultura, um trabalho que tem um fundo social e econômico. Não é só comprar para se alimentar, mas é colaborar por um modo de vida", destaca.

Além de promover as expressões culturais dos movimentos sociais e de etnia, a Feira Bem Viver também quer incentivar a alimentação saudável e o abastecimento popular. O MPA já desenvolve ações de conexão entre o campo e a cidade, por meio da entrega de alimentos produzidos por pequenos produtores e a realização de feiras em pontos espalhados pelo Espírito Santo.

Com o agravamento da pandemia do coronavírus, as feiras precisaram ser suspensas e o MPA intensificou as vendas por delivery, que já eram realizadas desde 2019. "A nível mundial, a procura por uma alimentação mais saudável já vinha com uma tendência de crescimento, mas com a pandemia, nós vimos que isso aumentou", explica.

Semanalmente, o Movimento dos Pequenos Agricultores entrega o alimento produzido por famílias do interior do Estado. As compras devem ser feitas pelo site do projeto, após o cadastro do cliente. A escolha dos produtos pode ser feita entre as sextas-feiras e os domingos, sendo entregue na quarta-feira.

Podem participar das vendas produtores da agricultura familiar que cultivam alimentos livres de agrotóxicos. As entregas também priorizam agricultores cadastrados no MPA-ES ou em alguma outra iniciativa parceira.

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) foi fundado em 1996, como um movimento autônomo em prol dos direitos da população camponesa. A entidade de alcance nacional está organizada em 17 estados brasileiros, em todas as regiões do país.

Programação

Mais informações sobre a feira virtual podem ser acessadas nas redes sociais da Rede Bem Viver, neste link.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/