Quarta, 24 Abril 2024

Feiras livres estão liberadas em Linhares após um mês de suspensão

feiraslivres_prefeituralinhares

Depois de 30 dias suspensas devido à pandemia do coronavírus, as feiras livres de Linhares, norte do Estado, foram retomadas nesta sexta-feira (24). Os feirantes dos bairros Novo Horizonte e Araçá poderão vender seus produtos no Parque de Exposições do Município, das 6 às 15 horas, às sextas e aos sábados. O espaço foi cedido pelo Sindicato Rural de Linhares, pois os locais de funcionamento das feiras não apresentam viabilidade logística que permita o espaçamento de dois metros entre uma barraca e outra, visto que a distância era de 80 cm.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santa Maria de Jetibá (STRSMJ), Egnaldo Andreatta, a reabertura das feiras livres de Linhares pode servir de exemplo para outros municípios do norte e noroeste do Espírito Santo que continuam com as feiras suspensas, principalmente Colatina.

Ele conta que um dos argumentos da Prefeitura de Colatina para não reabrir as feiras é o fato de que normalmente circulam no espaço mais de mil pessoas. Como as feiras de Linhares têm essa mesma média de circulação, a expectativa é que a iniciativa sirva de incentivo para os gestores de Colatina. O presidente do sindicato considera contraditório a prefeitura de Colatina manter a suspensão das feiras sendo que o governo do Estado já liberou a reabertura do comércio fora da Grande Vitória e Alfredo Chaves. O mesmo acontece com municípios como Baixo Guandu, São Mateus e Nova Venécia.

Egnaldo relata que, nessa quarta-feira (22), a entidade conversou com representantes da prefeitura de Colatina, que disseram não haver previsão de retomada das atividades das feiras. As prefeituras de São Mateus e Nova Venécia também foram procuradas pelo sindicato, mas sequer deram retorno para que se iniciasse um diálogo. A de Baixo Guandu, segundo Egnaldo, até reprovou a reabertura da feira de Linhares.

O presidente da entidade ressalta que os agricultores são favoráveis às medidas de prevenção. "A gente entende que são necessárias e que devemos nos adaptar e seguir à risca". Para ele, os municípios que ainda estão com feiras suspensas devem reabrir priorizando essas medidas, como ocorre nos supermercados, onde o risco de contágio é mais alto.

Regras

Além do espaçamento de dois metros entre uma barraca e outra, a reabertura das feiras foi acompanhada de outras medidas de prevenção ao coronavírus, como a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial e o atendimento de uma pessoa por vez, evitando filas. A Guarda Civil Municipal fará o controle da entrada dos clientes.

Também fica proibida a participação de feirantes com idade acima de 60 anos, grávidas, que apresentam quadro sintomático, além de hipertensos, diabéticos, asmáticos, entre outros que fazem parte do grupo de risco. Além disso, os feirantes devem disponibilizar aos consumidores álcool em gel 70% e não será permitida a degustação de produtos como frutas, hortaliças ou outros alimentos prontos para consumo. A oferta de mesas e cadeiras para o público também está proibida.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Linhares, também deverão ser tomados cuidados com o transporte de produtos. Os veículos de transporte utilizados para a feira, bem como locais de acondicionamento de produtos, equipamentos, utensílios e materiais, deverão ser higienizados com álcool na concentração 70% ou solução de água sanitária. Durante o trajeto as janelas do veículo deverão estar abertas para circulação de ar. O acesso dos trabalhadores deve ser feito apenas pela parte de trás da barraca, evitando a circulação pelas laterais e frente.

As balanças, bancadas, máquinas de cartão, utensílios e demais objetos utilizados para comercialização devem ser higienizados antes da comercialização e, sempre que possível, durante o funcionamento da feira, para desinfecção, usar álcool 70% e papel descartável ou sanitizante. Uma cartilha digital com as orientações para os feirantes e clientes, será disponibilizada pela prefeitura. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/