Sexta, 29 Março 2024

Moradores do sul do Estado debatem pó preto

Os moradores do sul do Espírito Santo poderão discutir os problemas criados pela Samarco na área ambiental e à saúde nesta segunda-feira (15). A audiência, realizada pela CPI do Pó Preto da Assembleia Legislativa, será às 19 horas, na Câmara de Anchieta.
  
No litoral Sul, a poluição do ar e da lagoa Mãe-bá, em Ubu, é de responsabilidade da Samarco. A empresa já foi condenada pela Justiça Estadual a indenizar um morador, que teve seu imóvel depreciado pelos poluentes.
 
Já os moradores de Vitória e de outros municípios da Grande Vitória interessados em discutir os problemas da poluição do ar poderão participar da audiência com os deputados da CPI do Pó Preto na quarta-feira (17),  às 13 horas, na Assembleia Legislativa. 
 
O município de Vitória se tornou a capital mais poluída do Brasil graças ao descaso da Vale e da ArcelorMittal Tubarão com os moradores. Suas chaminés dispõem de equipamentos velhos, obsoletos.
 
A CPI  do Pó Preto informou que realizará outra audiência, em Vila Velha, mas a data não está definida. Não há na programação da CPI do Pó Preto para audiências publicas na Serra, tampouco em Cariacica. Os moradores de Cariacica e de grande  parte de Vila Velha são afetados diretamente pela poluição do ar produzida pela ArcelorMittal Cariacica.
 
A poluição do ar vem causando doenças alérgicas, pulmonares e até câncer, entre as principais, em grande parte do território capixaba.
 
Já os moradores do litoral norte são atingidos pela poluição do ar da Aracruz Celulose (Fibria). Além de danosos à saúde, a poluição do ar das três usinas de celulose, causam intenso mal cheiro. Mas, em nenhum momento a CPI do Pó Preto se referiu à poluição do ar produzida por esta empresa, e os moradores continuam submetidos ao seu pó preto.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/