Sexta, 29 Março 2024

Seis tecnologias simples para a transição energética

bicimaquina_bicimaquinascom Bicimaquinas.com
Terá início na próxima segunda-feira (19), o Curso Agentes Comunitários para a Transição Energética, realizado pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) do Espírito Santo, em parceria com a Frente Por uma Nova Política Energética para o Brasil, na esteira da Campanha Nem Um Poço a Mais, que alerta sobre os impactos da extração e uso do petróleo. Serão seis aulas ao longo de duas semanas, com transmissão online gratuita e gravação para acesso posterior, apresentando diferentes tecnologias que podem ser usadas no cotidiano para substituir combustíveis fósseis e de alto impacto.

As aulas serão às segundas, quartas e sextas-feiras, de 19h às 22h, entre 19 a 30 de outubro, com professores especializados em cada tecnologia apresentada. A aula de abertura será sobre Tecnologia Solar Passiva, com exemplos de fogões, fornos, aquecedores de água e bioclimatismo, ministrada por Pablo Bedmar Soria, da Ecovila Ayrumã.

Na quarta-feira (21), o mexicano Saul Polino, do projeto bicimaquinas.com, apresenta a tecnologia das Bicimáquinas, bicicletas adaptadas para usar a energia do pedal para atividades diversas, servindo como liquidificadores, lavadoras de roupa, bombas d'água e outras utilidade. As bicimáquinas começaram a ser desenvolvidas para ajudar no trabalho no campo de indígenas na Guatemala.

A primeira semana será fechada com uma aula sobre Fogões a Lenha, uma tecnologia muito familiar e ecológica, mas cada vez menos usada. Peter Cezar, do Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel, vai apresentar possibilidades de fogões ecoeficientes e multifuncionais, sem fumaça, com pouco uso de lenha e sem danos para a saúde dos usuários.

Na segunda semana, no dia 26 de outubro, o professor Artur Moret, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), falará sobre os Biodigestores, mostrando como a partir de fezes, urina, lixo de cozinha e resíduos orgânicos é possível produzir biogás e biofertilizante para uso nas casas e comunidades.

Outra tecnologia surpreendente é o Carro Vegetal. O coletivo Vilanina da Mata, formado por Dolabella, Cláudio Góis e Olivia Zisman, vai apresentar como funciona o motor movido a óleo de fritura, capaz de fazer um carro rodar por meio de aproveitamento de óleo usado.

A última aula do curso será sobre Rodas D' Água para geração de energia, também apresentada pelo coletivo Vilanina da Mata, mostrando como essa tecnologia tradicional pode ser adaptada para diferentes cursos d'água e gerar energia.

O curso online tem com público-alvo pessoas, famílias, coletivos e comunidades urbanas e rurais que tenham interesse em buscar alternativas para a "petrodependência" e transição energética.

Após as atividades pela internet, comunidades localizadas no Espírito Santo receberão uma consultoria especial e apoio material para implementarem algumas dessas tecnologias em territórios impactadas e em conflito com grandes projetos energéticos e industriais, a partir da própria avaliação da comunidade sobre qual tecnologia atende melhor às demandas e se adapta à realidade local.

As inscrições para participar do Curso Online, Livre e Gratuito Agentes Comunitários para a Transição Energética seguem abertas por meio de preenchimento de formulário online.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/