Quinta, 18 Abril 2024

Malungas: uma exposição sobre racismo, sexismo e cura

Malungas: uma exposição sobre racismo, sexismo e cura

Na sala do museu, a artista Kika Carvalho empilha em sequência cerâmicas em forma de bonecos negros, que depois caem, um a um, feito dominó. O extermínio. Em outra sala, Charlene Bicalho performa carregando âncoras, que trazem o peso da solidão. “Onde você ancora seus silêncios?”, é a pergunta base e título da performance que já foi apresentada fora do Espírito Santo. O silenciamento. Já Castiel Vitorino traz a cura, preenchendo a menor das salas com a fartura de retratos, textos, receitas e as próprias ervas que curam o corpo e alma desde tempos passados.





Foto: Luara Monteiro


Aberta para visitas gratuitas até 9 de dezembro no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), a exposição Malungas, composta coletivamente pelas três artistas, busca abordar o racismo e o sexismo, com curadoria da artista e pesquisadora paulista Rosana Paulino.


Além do próprio espaço para provocar as reflexões a partir das artes, Malungas ainda promove um curso gratuito voltado para a formação de professores, com coordenação da artista e professora da Ufes, Kiusam de Oliveira (foto à direita).


Serão quatro encontros com três horas de duração cada. Serão selecionados 20 professores da rede pública e privada, com inscrições gratuitas neste endereço eletrônico. O projeto educativo se conecta com as diretrizes da Lei 10.639, que legisla sobre o ensino da história e cultura afrobrasileira nas escolas. A proposta do curso está baseada na Pedagogia da Ancestralidade, proposta metodológica que busca fortalecer o empoderamento negro feminino.


O primeiro encontro do curso de formação acontece na próxima quarta-feira (17), mesmo dia em que se encerram as inscrições. O tema será “África - O Berço da Humanidade”. No segundo encontro, sábado (20), o conteúdo será em torno da Lei de Diretrizes e Bases Nacional e a Lei 10.639/03: “Entre as artes, os saberes ancestrais e os valores civilizatórios afro-brasileiros”.



Foto: Luara Monteiro


O terceiro e quarto encontros acontecem nos dias 27 e 31 de outubro, com temas “Uma viagem através das performances Malungas e referenciais teóricos de base e apoio” e “(Re)significando seu encontro com as outras Malungas: praticando o afrorreferenciamento dessa formação”, respectivamente. Para receber certificado, o participante deve cumprir um mínimo de 75% da carga horária.


AGENDA CULTURAL


Formação de Professores Exposição Malungas


Quando: 17, 20, 27 e 31 de outubro


Onde: Museu Capixaba do Negro (Mucane) - Avenida República, 121, Centro de Vitória/ES


>> Inscrições Gratuitas pelo formulário. Prazo de inscrições: até o dia 17 de outubro.


Serão oferecidos 20 vagas. Os participante deverão cumprir um mínimo de 75% da carga horária total de 12 horas para receber certificado. A confirmação de inscrição e participação na Formação será feita por e-mail.


>>Programação dos Encontros


1º Encontro: África - O Berço da Humanidade


17 de outubro (Quarta-feira, 9 - 12h)


2º Encontro: A Lei de Diretrizes e Bases Nacional e a Lei 10.639/03: Entre as Artes, os Saberes Ancestrais e os Valores Civilizatórios Afro-brasileiros


20 de outubro (Sábado, 9 - 12h)


3º Encontro: Uma viagem através das performances Malungas e referenciais teóricos de base e apoio


27 de outubro (Sábado, 9 - 12h)


4º Encontro: (Re)significando seu encontro com as outras Malungas: praticando o afrorreferenciamento dessa formação


31 de outubro (Quarta-Feira, 9 - 12h)

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/