Sexta, 26 Abril 2024

​Amunes abre inscrições de chapas e amplia articulações para sucessão de 2022

gilsondaniel_2_lissadepaula_ales Lissa de Paula/Ales

Está dada a largada oficial para as eleições da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), importante termômetro político, que serão realizadas no dia 31 de março deste ano, com a publicação do edital eleitoral nessa sexta-feira (26), confirmando candidaturas de ex-prefeitos, alteração estatutária que gerou polêmica, mas prevaleceu. No cenário, as articulações para as eleições gerais de 2022, em especial a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB), que se movimenta para garantir seu candidato.

As inscrições estarão abertas até às 17 horas do dia 10 de março, para um mandato que vai de abril de 2021 a março de 2023. Os ex-prefeitos que pleiteiam o cargo deverão apresentar certidões negativas do Tribunal de Contas do Estado (TCES) e também das justiças estadual e federal, nas áreas cível e criminal, que deverão passar por verificação da Comissão Eleitoral até o prazo de cinco dias antes do pleito.

Apontado como candidato a deputado federal em 2022, o atual presidente das Amunes, Gilson Daniel (Podemos), não se candidatará à reeleição, mas atua ao lado do governo para fazer um sucessor. O ex-prefeito de Viana preferiu assumir a Secretaria de Governo do Estado, posto que abrirá a possibilidade de manter-se articulado com os prefeitos, reforçando as bases para sua campanha e a reeleição de Casagrande.

O governador sinaliza preferência e apoio ao prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, do seu partido, que ainda tem os nomes do ex-prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana (PSB), o Lubiana Barrigueira, e o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri (PSB). No páreo ainda o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo (Republicanos), que reforçaria o grupo do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso.

O alinhamento de Casagrande para a reeleição do prefeito de Cachoeiro foi fundamental para o governo se fortalecer no sul do Estado, superando grupos tradicionais na política no sul do Estado, comandados pelo deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM).

A Amunes publicará até o dia 15 de março a relação dos associados aptos para participar do processo eleitoral, estabelecendo o prazo de 48 horas para a Comissão Eleitoral esclarecer dúvidas e reclamações.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

rest 2022 falamos em Segunda, 01 Março 2021 07:17

Se na Ales o governador que escolheu o presidente, imagina na amunes... Quem o pai quiser será o cacique, e não se fala mais nisso...

Se na Ales o governador que escolheu o presidente, imagina na amunes... Quem o pai quiser será o cacique, e não se fala mais nisso...
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/