Quinta, 25 Abril 2024

Apesar da costura da oposição, Edson Magalhães deve fazer sucessor em Guarapari

Apesar da costura da oposição, Edson Magalhães deve fazer sucessor em Guarapari

A nova eleição de Guarapari não tem sequer data marcada para acontecer, mas os meios políticos já avaliam que novamente o prefeito Edson Magalhães (PPS) vai sair vitorioso, mesmo que tenha de eleger um “poste”. Vários fatores levam à hegemonia política do prefeito, que vive mergulhado em denúncias de improbidade administrativa e teve os votos anulados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



A decepção com algumas lideranças locais é um dos motivos. Em 2006, Rodrigo Chamoun, então no PSB,  se elegeu para a Assembleia Legislativa. Pouco depois, assumiu a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento, mas o município não recebeu benefício algum de Chamoun. Em 2008, ele disputou a eleição para prefeito de Guarapari e mesmo com o apoio do ex-governador Paulo Hartung, perdeu a disputa. Sinal de que sua popularidade estava em baixa.



Esse episódio parece ter desgastado as movimentações socialistas no município. O candidato do partido, o ex-vereador Ricardo Conde, mesmo com toda a condição adversa do prefeito, não conseguiu alavancar sua candidatura este ano. Por isso, a expectativa dos meios políticos é de que na nova disputa, mesmo que o governador Renato Casagrande suba em seu palanque, o poder político de Edson Magalhães sobressaia.



O prefeito adotou em seu governo uma política populista, o que conquistou o eleitorado de baixa renda do município, por isso, a oposição não consegue reverter o favoritismo do prefeito. Como a Justiça impede a candidatura de Magalhães na nova eleição, ele deve apoiar um dos nomes de seu grupo.



O presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), que é padrinho político de Magalhães, quer que o prefeito apoie o seu candidato a vice na eleição de outubro passado, Orly Gomes, também do DEM. Neste caso, o candidato que tem pouco traquejo político no município deve ser agraciado com o apoio de Magalhães e conquistar a prefeitura, mesmo que os demais nomes colocados no pleito convertam suas candidaturas para o apoio a Ricardo Conde.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/